Nesta 4ª edição participaram 221 freguesias (mais 63% face a 2021), das quais, 178 (mais 61% face a 2021), formalizaram a candidatura.
Os resultados das candidaturas foram divulgados publicamente em Miranda do Corvo onde foram entregues as 131 Bandeiras Verdes às freguesias galardoadas (74% das candidatas). Destas, 12 freguesias foram reconhecidas com grau ouro (com índice Eco-Freguesias XXI superior a 90%) e 57 com grau prata (com índice Eco-Freguesias XXI entre 70% e 90%). Resultados disponíveis aqui.
As freguesias candidatas são de 75 municípios do país e localizam-se maioritariamente nas regiões norte e centro, cobrindo 17 distritos e a Região Autónoma da Madeira. Apenas o distrito de Bragança e a Região Autónoma dos Açores não registaram qualquer participação nesta edição.
Os distritos de Braga e Leiria são os que registam maior participação nesta edição totalizando 43,8% das freguesias candidatas. Em Braga, destaca-se a participação das freguesias dos municípios de Guimarães (28) e Vila Nova de Famalicão (11). Em Leiria, registaram maior participação as freguesias dos municípios de Pombal (13) e Leiria (8).
Este Galardão bienal foi atribuído este ano às freguesias numa Cerimónia de Divulgação dos Resultados que teve lugar a 13 de julho, na Casa das Artes de Miranda do Corvo. Fotografias já disponíveis.