Descrição
Uma exposição com 20 espécies de árvores nativas de Portugal, estas que são árvores originárias do território português.
As 20 espécies selecionadas mostram a riqueza da nossa vegetação. Muitas destas espécies, pertencentes a diferentes famílias, seriam predominantes no nosso território caso não houvesse intervenção humana. A área de distribuição geográfica, no seu conjunto, é muito ampla, abrangendo não só todo o território continental, mas também os arquipélagos dos Açores e da Madeira. As 20 espécies escolhidas que fazem parte da exposição são:
Amieiro, Azevinho, Azinheira, Carvalho-alvarinho, Carvalho-cerquinho, Carvalho-negral, Castanheiro, Choupo-branco, Dragoeiro, Freixo, Lodão-bastardo, Loureiro, Medronheiro, Oliveira, Pilriteiro, Pinheiro-manso, Salgueiro-branco, Sobreiro, Teixo, Ulmeiro.
A exposição “Árvores Nativas de Portugal” pode ser requisitada por qualquer Eco-Freguesia XXI, por um período máximo de 5 dias, através do contacto para a ABAE. A sua requisição não tem custos associados. Caso a freguesia necessite de solicitar um serviço de transporte, o mesmo tem um custo de 100€.
Objetivos
- Dar a conhecer as árvores nativas de Portugal à população em geral e o seu papel no sistema climático, focando-se no tema de valorização do território, do ponto de vista biológico e ecológico, histórico e cultural e ainda ponto de vista económico.
- Ficar a conhecer características, curiosidades e utilizações destas espécies.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 1 | Mobilização, capacitação e educação para a sustentabilidade. Contribui com máximo 1,5 pontos para a pontuação final.
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e gostaria de expor a exposição.