Descrição
Promover o conhecimento e preservar as árvores nativas, património natural de cada localidade, é essencial para assegurar o bem-estar das populações de todo o País.
Com este projeto pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre por parte da comunidade, tendo como inspiração a floresta e as árvores nativas.
Ao fazer um inventário das árvores nativas existentes na freguesia proporciona-se a realização de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas no território da freguesia.
Do inventário deverá constar:
- um mapa/ planta do espaço exterior com a localização das árvores inventariadas e ainda outros equipamentos existentes na freguesia relevantes;
- uma lista das espécies existentes na freguesia com:
- o nome vulgar e científico da espécie;
- uma curiosidade sobre a mesma;
- a data em que foi plantada (se for possível esta informação);
- a origem.
As freguesias interessadas em participar nesta atividade podem enviar o inventário com as espécies identificadas para a ABAE, de forma a posteriormente receberem placas identificativas Eco-Freguesias XXI em material PLA biodegradável. Estas placas poderão ser afixadas junto da respetiva árvore.
Objetivos
- Valorizar as árvores nativas da freguesia;
- Proporcionar atividades lúdicas e pedagógicas à comunidade;
- Consciencializar para a diferenciação entre espécies nativas, exóticas e invasoras, tanto a nível da freguesia como a nível nacional.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 5 | Biodiversidade e Espaços Verdes, em particular no sub-indicador C (Ação/projeto com vista à conservação de linhas de água/floresta/biodiversidade local). Contribui com no máximo 1,5 pontos para a pontuação final.
Como participar
Contactar a ABAE
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e quer este projeto solicite as ações que pretende