Descrição
As metodologias participativas assumem-se como ferramentas fundamentais para potencializar e contribuir com a ampliação dos conhecimentos das comunidades, considerando a complexidade dos princípios e dos objetivos da Educação Ambiental.
O projeto pretende contribuir para uma intervenção informada e responsável da população nos processos governativos locais, assim como garantir uma efetiva correspondência entre as verdadeiras necessidades e as naturais aspirações da população. Visa, por isso promover maior proximidade e envolvimento entre os cidadãos e a freguesia, através da organização e dinamização de sessões de participação pública dirigidas aos residentes da freguesia, em geral, e/ou a grupos fechados em particular (comunidade escolar, funcionários da Junta de Freguesia, empresas/associações locais, entre outras).
O projeto prevê a realização de pelo menos duas sessões realizadas na freguesia (mediante a disponibilidade da ABAE). Têm uma duração aproximada de 2h e um custo que varia em função da temática e do local de realização da atividade. O custo associado visa apenas cobrir as ajudas de custo e deslocações do(s) técnico(s) da ABAE.
Objetivos
- Promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos nos processos de governança local;
- Aproximar os cidadãos dos órgãos de decisão, aumentando a transparência da atividade governativa;
- Fomentar uma sociedade civil dinâmica e coesa;
- Conhecer e responder às reais necessidades e aspirações da população.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
A participação pública é valorizada nos indicadores 6 | Informação e Participação Pública, nomeadamente no subindicador 6C, podendo ser valorizado até um maximo de 2,0 pontos em função do escalão de candidatura.
Como participar
Contactar a ABAE
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e quer este projeto solicite as ações que pretende