Em 2023 assinalam-se 875 anos desde que o Rei D. Afonso Henriques fez doação da “Herdade de Touguia” ao cruzado franco D. Guilherme de Corni, que se tornou no primeiro Senhor de Atouguia no Portugal recém-independente e em plena Reconquista.
A Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia vai celebrar esta importante data com um conjunto de iniciativas culturais ao longo do verão e outono de 2023, incluindo conferências, concertos e a inauguração de um monumento evocativo do primeiro Senhor de Atouguia.
O lançamento das comemorações coincidiu com o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho: a Junta de Freguesia ofereceu a todas as crianças da freguesia um jogo de tabuleiro “Atouguia da Baleia – 875 Anos de História”, possibilitando assim que as crianças e as famílias aprendam de forma divertida sobre a história do concelho e da freguesia.
O início oficial das comemorações dos 875 anos da doação de Atouguia a D. Guilherme de Corni aconteceu no dia 8 de julho, com a cerimónia do içar das bandeiras e sessão solene de abertura. A Bandeira Nacional foi içada pelo campeão europeu e atouguiense, Kevin Santos, a bandeira do Município pelo Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e a bandeira da Freguesia, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, António Salvador.
“Iniciamos as celebrações de 875 anos de história. Não apenas desta vila, nem apenas desta freguesia, mas de todo o nosso concelho. São 875 anos de identidade no Portugal independente. Em 1148, o Rei D. Afonso Henriques doou a “herdade de Touguia” a um cruzado franco que, com as suas tropas, o tinha auxiliado na conquista de Lisboa no ano anterior. Dom Guilherme de Corni era um estrangeiro, vindo provavelmente do que é hoje a França”, começou por dizer António Salvador, presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia.
O presidente da Junta de Freguesia, António Salvador, sublinha a importância desta data: “A freguesia de Atouguia da Baleia tem uma história riquíssima e devemos aproveitar esta comemoração para dar a conhecer aos mais novos esta história e para a celebrar com a dignidade que merece”.
Saiba mais aqui