“A Nossa Rua” | descrição
Situação de partida
Foi identificada na sessão participativa a necessidade de humanizar o espaço público da zona de alvenaria do Bairro Padre Cruz e criar espaços para hortas e quintais com jardins.
Ficou por isso decidido e aprovado que este Projeto iria consistir na criação de uma campanha limpeza e reabilitação de espaços devolutos para utilização comunitária (horta, jardins, espaços de lazer), com o envolvimento da comunidade.
Objetivos
– informar sobre comportamentos e práticas sustentáveis
– sensibilizar para a responsabilidade individual e coletiva na construção de uma comunidade mais sustentável
– limpar e manter um espaço público
Calendarização
Sessão participativa: 9 de julho de 2014
Planeamento das ações: setembro de 2014 a fevereiro de 2015
Ações de Limpeza: abril a julho de 2015; criação das hortas: a partir de setembro de 2015
Implementação
Foi realizado um diagnóstico do problemas ambientais do Bairro Padre Cruz, em particular no que respeita a limpeza e manutenção dos espaços públicos deste bairro. Todos os envolvidos são responsáveis pela sinalização de problemas e o seu respetivo encaminhamento para as entidades responsáveis.
A Junta de Freguesia reuniu com os residentes tendo em vista a mobilização de toda a comunidade local para a limpeza quinzenal dos passeios e quintais devolutos, bem como a remoção dos entulhos e matos existentes, através do envolvimento dos moradores dos Bairro Padre Cruz. Depois de concluídas as diversas ações de limpeza, estes espaços são transformados em área de utilização comunitária, como hortas, jardins, e estendais comunitários. Por fim, procede-se à criação de uma bolsa de interessados/ responsáveis por tratar e manter as hortas e/ou jardins.
Esta iniciativa foi contou com o envolvimento de toda a comunidade local, Junta de Freguesia de Carnide, Câmara Municipal de Lisboa, Gebalis (empresa gestora do Bairro) e sendo liderada por um grupo informal de moradores que descreve o projeto da seguinte forma:
“A NOSSA RUA” – Objetivos
-Embelezamento e reabilitação das ruas, da parte antiga do Bairro, através do envolvimento dos seus moradores conjuntamente com o trabalho voluntario dos elementos do grupo informal,
-criar parcerias de trabalho e envolvimento com as associações locais e ou da restante freguesia.
– sinalização de problemas e o seu respetivo encaminhamento para as entidades responsáveis.
– criação de uma bolsa de interessados/cuidadores para as hortas e ou jardins.
Apos autorização da Gebalis para a utilização do espaço, o grupo informal supervisiona, acompanhando e avaliando por períodos de 6 meses a sua boa utilização, nos casos em que esta não se verifique, deverá ser entregue a outro cuidador.
Todos os trabalhos a realizar devem ser discutidos em plenário de rua, assim como ai deverá ser discutida a forma de se encontrar soluções e recursos para a sua conclusão.
Este grupo informal parte da boa vontade , dos moradores de rua, sem nunca substituir a responsabilidade das entidades responsáveis.
Produtos e Evidências
– Fotografias das ações: 3 de maio
– Video do projeto
Financiamento
Foi atribuída à freguesia uma verba de 1000 euros que ajudou a cofinanciar as ações de limpeza realizadas no Bairro Padre Cruz.
TOTAL : 1000€