A inauguração do Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa (1.ª fase) vai ter lugar no domingo dia 7 de Agosto pelas 17h. A Casa Gandaresa, o maior símbolo da Região da Gândara, foi centro de vida, porto de abrigo e de aprendizagem e a Junta de Freguesia pretende honrar os seus antepassados e dar a conhecer às novas gerações como era o dia-a-dia naquele tempo.
A Junta de Freguesia do Seixo, freguesia candidata ao Eco-Freguesias XXI 2022-23 do concelho de Mira, foi a responsável pela requalificação e transformação da Casa Gandaresa em Centro de Interpretação e Casa da Cultura da Gândara.
A candidatura submetida em 2018 ao Turismo de Portugal foi aprovada e visa a valorização da Casa Gandaresa, conferindo-lhe novas valências e funções. Recorde-se que a Casa Gandaresa é a expressão mais fiel alusiva à vivência da comunidade local e a evidência das características geomorfológicas da própria região, a qual se expressa nos materiais de base à sua construção, visto que a Casa Gandaresa era construída em adobe (feitos de barro e cal – recursos endógenos da região).
A cerimónia de inauguração tem início às 17h e contará com a benção da casa, a abertura do “sótão de memórias” – biblioteca comunitária, com a atuação do rancho folclórico Flores Vivas do Seixo e termina com uma merenda com porco no espeto.