Com o intuito de aumentar a recolha seletiva e melhorar o serviço prestado à população, a Junta da União das Freguesias de Colmeias e Memória e a Câmara Municipal de Leiria construíram um Ecocentro (Parque de Resíduos), na Rua Moinhos de Vento no lugar de Eira Velha, junto ao Parque Sol de Inverno e Pavilhão Municipal Desportivo de Colmeias.
Vidro, metais, resíduos de construção, pilhas, lâmpadas, resíduos biodegradáveis, equipamentos elétricos e eletrónicos, plástico e metal, óleos alimentares usados, papel e cartão, madeira e monstros. São 12 os contentores disponíveis num único espaço, na freguesia de Colmeias e Memória, para recolha e separação de resíduos recicláveis.
Segundo adiantou o vereador do Ambiente à Lusa, a autarquia está “a delinear e analisar uma estratégia de valorização e de gestão de resíduos de modo a dotar o concelho com mais unidades desta tipologia, semelhantes ao parque de resíduos de Colmeias”. Luís Lopes referiu ainda não haver qualquer encargo para quem depositar neste local, nem limites quanto às quantidades.
O novo espaço está disponível às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16 às 20 horas, e, aos sábados, das 9 às 20 horas, e conta com o apoio de um funcionário destacado para garantir o encaminhamento dos resíduos.
A criação do Ecocentro foi uma medida imprescindível para alcançar o objetivo da União de Freguesias de Colmeias e Memória em ser uma Freguesia mais limpa, mais verde, mais ecológica e mais sustentável. Esta é uma das medidas valorizadas na candidatura da freguesia a Eco-Freguesias XXI 2023.