1 | Educação para a Sustentabilidade (10,0 Pontos)
Objetivo: incentivar a promoção de ações de capacitação e educação para a sustentabilidade, quer junto dos colaboradores da Junta quer na população.
A – Ações de sensibilização e (in)formação dirigidas aos trabalhadores da Junta
B – Ações de sensibilização e (in)formação dirigidas à população em geral
C – Eco-Escolas na Freguesia
2 | Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos (15,0 Pontos)
Objetivo: motivar para a adoção de padrões de consumo mais sustentáveis, incentivando boas práticas de gestão ambiental nos serviços da Junta.
A – Consumos de Energia no(s) edifício(s) sede da Junta de Freguesia
B – Consumos de Água na área da Freguesia
C – Resíduos Produzidos e Recolhidos seletivamente na Freguesia
3 | Mobilidade e Transportes (7,5 Pontos)
Objetivo: promover condições de acessibilidade e mobilidade mais equilibrada, inclusiva e sustentável indo ao encontro das necessidades da população.
A – Transportes públicos
B – Mobilidade inclusiva
C – Mobilidade sustentável
4 | Espaços Públicos, Espaços Verdes e Equipamentos (10,0 Pontos)
Objetivo: zelar pela qualidade e manutenção dos espaços públicos adotando práticas mais sustentáveis.
A – Espaços públicos e Espaços Verdes
B – Higiene e limpeza urbana
C – Intervenção em equipamentos, praças públicas e mobiliário urbano da Freguesia
5 | Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura sustentável (10,0 Pontos)
Objetivo: conhecer e valorizar a preservação da biodiversidade, o património natural e a agricultura familiar.
A – Espécies Invasoras e Nativas
B – Promoção da Biodiversidade e Geodiversidade
C – Agricultura Sustentável
6 | Informação e Participação Pública (7,5 Pontos)
Objetivo: privilegiar a comunicação entre a Junta de Freguesia, residentes e público em geral, no sentido de dar a conhecer o trabalho desenvolvido, incentivando à participação ativa de todos nas iniciativas que promove.
A – Informação disponibilizada pela Junta de Freguesia
B – Serviços online disponibilizados pela Junta de Freguesia
C – Ações de promoção e divulgação da participação pública (orçamento participativo ou outro processo similar)
D – Plataformas Virtuais Interativas
7 | Serviços de Proximidade (15,0 Pontos)
Objetivo: servir a população proporcionando serviços que contribuem para o incremento da sua qualidade de vida.
A – Descentralização dos serviços disponibilizados à população em geral
B – Serviços porta-a-porta
C – Serviços de apoio a famílias, jovens e idosos
D – Outros serviços dirigidos à população mais vulnerável/carenciada
8 | Desenvolvimento Sociocultural (10,0 Pontos)
Objetivo: dinamizar a freguesia através da oferta de atividades de caracter cultural, recreativo, desportivo e outras visando o fortalecimento da dinâmica associativa e o desenvolvimento social.
A – Animação socio-cultural na Freguesia
B – Cooperação com a sociedade civil na Freguesia
9 | Promoção do Desenvolvimento (10,0 Pontos)
Objetivo: promover o desenvolvimento do território e a criação de emprego pautando-se pela equidade social.
A – Promoção do emprego e empreendedorismo
B – Promoção do comércio local
C – Promoção Turística
E – Outras ações de promoção do território da freguesia
10| Visão do Desenvolvimento ( 5,0 Pontos)
Objetivo: identificar as principais linhas de orientação estratégica da Freguesia em termos de sustentabilidade.
A – Projetos/ações em curso ou em planeamento
B – Projetos/acões a médio/longo prazo