Descrição
A abordagem sem herbicidas na gestão dos espaços públicos pelas autarquias coloca alguns desafios e quanto às soluções técnicas não basta muitas vezes substituir por métodos ou equipamentos alternativos, mas uma progressiva adaptação dos espaços para uma conceção mais natural.
Esta abordagem configura uma mudança de paradigma, em que o controlo generalizado e não ponderado da vegetação dá lugar a uma maior cooperação com a natureza. Dar mais espaço à natureza, usando plantas para abafar outras plantas, e renaturalizar as mais diversas tipologias do território, como linhas de água, bermas e taludes de estradas e caminhos, jardins e parques urbanos e redimensionar áreas pavimentadas, é o elemento-chave.
Esta conceção mais natural não implica necessariamente um aspeto mais descuidado ou inestético, pelo contrário conduzirá a uma paisagem (urbana e não urbana) mais verde e mais florida, e irá gerar e acrescentar valor ao território.
A formação pode ser requerida por qualquer Eco-Freguesia XXI, através do contacto para a ABAE. A formação não tem custos associados, apenas os encargos inerentes à deslocação (transporte) e refeições do formador.
Objetivos
- Apoiar as autarquias no processo de transição para uma abordagem sem herbicidas e contribuir para uma melhoria contínua no desempenho das autarquias na gestão dos espaços numa abordagem sem herbicidas, e outros pesticidas, de acordo com as melhores práticas;
- Sensibilizar para os riscos dos herbicidas e dos pressupostos de uma abordagem sem herbicidas;
- Conhecer e identificar meios alternativos à utilização de herbicidas;
- Conhecer a flora autóctone, algumas técnicas de propagação, potencialidades do seu uso na renaturalização de espaços de diversas tipologias e para uma gestão de baixa manutenção.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 1 | Educação para a Sustentabilidade, contribuindo com máximo 1,5 pontos e Indicador 5 | Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura Sustentável com máximo 1,5 pontos para a pontuação final.
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e gostaria de beneficiar desta formação
Contactar o programa Eco-Freguesias XXI: