Descrição
Promover o desenvolvimento sustentável da freguesia, é também promover os seus recursos naturais, históricos e culturais dentro e fora da freguesia. O turismo deve ser entendido como um motor de desenvolvimento da freguesia, com impactes positivos na economia local. Assim, este projeto visa promover o que de melhor há na freguesia, desde o património natural e cultural aos produtos locais e artesanato. Através da divulgação dos factores diferenciadores do seu território, a freguesia ganha capacidade de atração e maior competitividade.
Este projeto consiste na elaboração de um flyer turístico a distribuir em diversos pontos estratégicos da freguesia. Implica a inventariação dos recursos locais, recolha de informação no local e pesquisa sobre os vários pontos de interesse da freguesia.
A realização do projeto tem um custo mínimo de 350€ (varia em função da localização). Este custo visa cobrir todo o trabalho realizado: deslocação do técnico ABAE ao local (pelo menos uma), pesquisas sobre os pontos de interesse turístico, contacto com os locais (entrevista, reportagem), visita aos pontos de interesse (entrada em museus, igrejas, etc..), cobertura fotográfica (e vídeo caso se justifique), criação do layout do flyer, impressão de 350 exemplares do flyer, envio de todo o material por correio, criação de uma página com informação sobre o flyer, criação de um percurso turístico no wikiloc para partilha nas redes sociais e divulgação.
Objetivos
- Sistematizar informação relacionada com o património natural, histórico, cultural, religioso e gastronómico da freguesia;
- Contribuir para promover o turismo na freguesia;
- Contribuir para o desenvolvimento sustentável da freguesia, através do aumento da atratividade turística.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 9 | Emprego, Empreendedorismo e Promoção do Território e Economia Local, podendo ser valorizado até um maximo de 1,5 pontos em função do escalão de candidatura.
Conheça alguns projetos já implementados
Como participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e quer aderir a este projeto contacte a ABAE
Contacto Eco-Freguesias XXI: