Descrição
Cada vez mais é essencial que o território esteja dotado de infraestruturas que sejam fatores aglutinadores dum conjunto de elementos que reúnam um elevado interesse ambiental, paisagístico e natural, com elementos de ordem histórica, cultural, identitária, vivencial, de entretenimento e de bem-estar, bem como um elevado nível de informação.
O projeto ECOTrilhos tem como objetivo a valorização ambiental, patrimonial e identitária dos territórios, nomeadamente através da conceção e implementação de percursos pedestres no território da freguesia. Trata-se de percursos de caráter multidisciplinar – educacionais, científicos, turísticos, entre outros -, com vista a sensibilizar e informar os cidadãos para práticas sustentáveis, promovendo ao mesmo tempo o exercício físico e o contacto com a natureza.
Especializada no planeamento e implementação de percursos pedestres, a Bonus iTINERIS é a entidade responsável pela concretização deste projeto e apresenta três opções de percursos:
Opção 1 – Projeto de percurso pedestre
Esta solução tem como objetivo a elaboração de um projeto de implementação de um Percurso Pedestre. Inclui a identificação e georreferenciação do trajeto, descrição técnica, identificação de pontos de interesse, conceção de conteúdos de design e texto para informação interpretativa, bem como a identificação das necessidades de sinalética complementar e custos de implementação associados. Este projeto serve como base para a homologação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Opção 2 – Implementação de percursos pedestres
Esta é uma solução “chave na mão” para a implementação de um percurso pedestre sinalizado e homologado de acordo com as normas da legais da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Inclui o Projeto de Percurso Pedestre, Painéis Informativos, Sinalética de Encaminhamento, Setas Direcionais, Sinalética Interpretativa, Implementação e produção de folhetos informativos.
Opção 3 – ECOcircuito
Os ECOcircuitos são pequenos circuitos de interpretação ambiental (no máximo com 2,5 km) que, com uma significativa intensidade informativa, pretendem realçar os valores ambientais de um dado território. Estão equipados com sinalética direcional, painéis informativos e placas informativas acerca da fauna e flora.
Objetivos
- Sensibilizar e informar sobre o património (natural, histórico e cultural) da freguesia;
- Valorizar e tornar atrativos pontos de interesse da freguesia;
- Incentivar a criação de parcerias com escolas e outras instituições da sociedade civil para o planeamento e divulgação dos trilhos.
Para saber mais sobre cada opção clique aqui
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 5 | Biodiversidade e Espaços Veres ou no Indicador 9 | Emprego, Empreendedorismo e Promoção do Território e Economia Local, podendo ser valorizado até um maximo de 1,5 pontos em função do escalão de candidatura.
Quero participar
Este projeto enquadra-se numa prestação de serviços a tratar diretamente com o parceiro.
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e pretende implementar este projeto, deverá entrar em contacto com o Programa Eco-Freguesias XXI.
Contacto Eco-Freguesias XXI:
Implementação do projeto