Descrição
Decorrentes da preparação de refeições e do consumo dos alimentos, os resíduos orgânicos, também chamados bioresíduos, são produzidos em quantidades bastante significativas quer nos estabelecimentos comerciais quer em nossa casa.
Os resíduos orgânicos têm um peso significativo na quantidade total de resíduos produzidos a nível doméstico, representando cerca de 40% dos resíduos urbanos produzidos em Portugal Continental. Se forem devidamente separados, os resíduos orgânicos têm um grande potencial de valorização, devendo por isso ser reciclados e transformados em outros materiais tais como composto através da compostagem.
Entre os produtos disponibilizados destacam-se:
- Compostores individuais
- Compostores comunitários
As freguesias participantes do Eco-Freguesias XXI beneficiam de condições comerciais vantajosas face ao preço de mercado praticado em função do protocolo estabelecido.
Objetivos
- Informar e sensibilizar para a problemática da gestão dos resíduos;
- Aumentar a recolha de resíduos recolhidos seletivamente;
- Incentivar à valorização dos resíduos sólidos;
- Oferecer alternativas para a valorização dos resíduos orgânicos “in situ”, através de processos de compostagem individual ou comunitária
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 4 | Espaços públicos, Espaços Verdes e Equipamentos e no Indicador 5 | Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura Sustentável , podendo ser valorizado até um máximo de 0,75 no âmbito da candidatura.
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e pretende implementar este projeto, deverá entrar em contacto com o Programa Eco-Freguesias XXI.
Contacto Eco-Freguesias XXI:
Implementação do projeto