Descrição
Os pesticidas como é o caso dos herbicidas, são compostos químicos, naturais ou sintéticos, utilizados para dar resposta a problemas fitossanitários (pragas, doenças e infestantes) existentes nos espaços verdes urbanos.
Os herbicidas são agrotóxicos (por vezes venenosos) aplicados para remover ervas espontâneas que degradam os solos, a água e os alimentos e são fortemente nocivos para a saúde humana (responsáveis por malformações congénitas e cancros, entre outros). Por este motivo a atual legislação em vigor refere que “em zonas urbanas e de lazer só devem ser utilizados produtos fitofarmacêuticos quando não existam outras alternativas viáveis, nomeadamente meios de combate mecânicos e biológicos.” (n.º 3 do artigo 32º da Lei n.º 26/2013, de 11 de Abril). A sua aplicação é proibida na agricultura biológica e deve seguir as recomendações do fabricante expressas no rótulo.
Assim sendo, devemos sempre que possível encontrar alternativas aos pesticidas para o controle de ervas espontâneas, entre elas a utilização de meios mecânicos (roçadoras, por exemplo) ou de meios térmicos, como o caso da monda térmica. Neste sentido a Fênix Ambiente pode disponibilizar equipamento e a formação necessária para a utilização destes métodos.
As freguesias participantes do Eco-Freguesias XXI beneficiam de condições comerciais vantajosas face ao preço de mercado praticado em função do protocolo estabelecido.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 4 | Espaços públicos, Espaços Verdes e Equipamentos e no Indicador 5 | Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura Sustentável , podendo ser valorizado até um maximo de 0,75 no âmbito da candidatura.
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e pretende implementar este projeto, deverá entrar em contacto com o Programa Eco-Freguesias XXI.
Contacto Eco-Freguesias XXI:
Implementação do projeto