A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, disponibiliza de forma gratuita às freguesias participantes no Eco-Freguesias XXI, um conjunto de materiais didáticos que permitem apoiar ações de educação ambiental com a sua comunidade.
Exposição de Árvores Nativas
Uma exposição com 19 espécies de árvores nativas de Portugal, estas que são árvores originárias do território português.
A exposição tem como objetivo dar a conhecer as árvores nativas de Portugal à população em geral e o seu papel no sistema climático, focando-se no tema de valorização do território, do ponto de vista biológico e ecológico, histórico e cultural e ainda ponto de vista económico.
As 19 espécies selecionadas mostram a riqueza da nossa vegetação. Muitas destas espécies, pertencentes a diferentes famílias, seriam predominantes no nosso território caso não houvesse intervenção humana. A área de distribuição geográfica, no seu conjunto, é muito ampla, abrangendo não só todo o território continental, mas também os arquipélagos dos Açores e da Madeira. As 19 espécies escolhidas que fazem parte da exposição são:
Amieiro, Azevinho, Azinheira, Carvalho-alvarinho, Carvalho-cerquinho, Carvalho-negral, Castanheiro, Choupo-branco, Dragoeiro, Freixo, Lodão-bastardo, Medronheiro, Oliveira, Pilriteiro, Pinheiro-manso, Salgueiro-branco, Sobreiro, Teixo, Ulmeiro.
A exposição “Árvores Nativas de Portugal” pode ser requisitada por qualquer Eco-Freguesia XXI, por um período máximo de 5 dias, através do contacto para a ABAAE. A sua requisição não tem custos associados. Caso a freguesia necessite de solicitar serviço de transporte, o mesmo tem um custo associado consoante o destino e o formato pretendido.
Exposição “Os suspeitos do Costume”
A exposição Os Suspeitos do Costume é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul.
Durante essas ações é sempre notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir. Assim, com esta exposição apresentamos os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida.
Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, ou seja por peças em PVC, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar. Estas peças devem ser colocadas junto à exposição ajudando a sensibilizar para o impacto dos resíduos.
Relação com o Eco-Freguesias XXI
Este projeto é valorizado no Indicador 1 | Mobilização, Capacitação e Educação para a Sustentabilidade, enquanto ação de (in)formação no âmbito da sustentabilidade, podendo ser valorizado até um máximo de 3,0 pontos em função do escalão de candidatura.
Quero participar
Se é responsável por uma Junta de Freguesia e gostaria de requisição a exposição.
Implementação:
Contacto Eco-Freguesias XXI: