A utilização de herbicidas no espaço público é uma prática que tem vindo progressivamente a ser reconsiderada pelas autarquias.
A gestão de espaços públicos sem herbicidas coloca novos desafios às autarquias, nomeadamente na manutenção e conceção de espaços verdes mais naturalistas, sendo que esta prática não implica necessariamente um aspecto mais descuidado ou inestético destes espaços, nem uma penalização dos orçamentos das autarquias.
Neste âmbito a Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com a Quercus, convida todos as freguesias candidatas a Eco-Freguesias XXI bem como todas as autarquias interessadas a participar na sessão formativa sobre como gerir os espaços públicos sem herbicidas, onde serão apresentadas algumas orientações técnicas e informações úteis sobre como melhor gerir estes espaços sem o recurso a herbicidas.
Data: 29 de abril às 14:30 – 16:00
Local: Sessão Online na plataforma Zoom (mediante inscrição até dia 27 abril ).
A quem se destina:
Executivo e técnicos das autarquias responsáveis pela gestão do espaço públicos de todas as autarquias do país.
Efetue a sua inscrição até ao dia 27 abril AQUI .
Formadores:
Alexandra Azevedo : Coordenadora da Campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas da Quercus ANCN. Autora dos guias práticos “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis” e autora e apresentadora da série de vídeos “Natureza Comestível”. Membro do Movimento Slow Food.
Miguel da Silva: Jardineiro e Agricultor Biológico profissional. Formador com Certificado de Aptidão Profissional de Formador, CAP.
Nota: A participação dos funcionários da freguesia nesta formação é valorizada no indicador 1 da candidatura a Eco-Freguesia XXI. Serão enviados certificados de participação