Hortas Comunitárias | Descrição
Situação de partida
Foi identificada na sessão participativa a necessidade de implementar novas hortas urbanas comunitárias no concelho, dado as existentes serem insuficientes para dar resposta aos pedidos da comunidade local, que aderiu com entusiasmo o Projeto “Horta Viva”, iniciado em 2012.
Ficou por isso decidido e aprovado que este Projeto iria consistir na criação de condições para a construção de novas hortas urbanas, contribuindo com materiais e todos os meios necessários.
Objetivos
– informar sobre comportamentos e práticas sustentáveis
– sensibilizar para a responsabilidade individual e coletiva na construção de uma comunidade mais sustentável
– contribuir para a prática da agricultura sustentável
Calendarização
Sessão participativa: 11 de junho de julho de 2014
Planeamento das ações: setembro de 2014 a abril de 2015
Implementação de novas hortas : maio e julho de 2015
Implementação
A União de Junta de Freguesia de Torres Vedras e Matacães realizou um levantamento dos residentes da freguesia potencialmente interessados em possuir uma horta comunitária. Responsabiliza-se por dar a conhecer os benefícios da agricultura biológica, e assegura mais sensibilização e informação sobre a agricultura sustentável.
Esta iniciativa contou com o envolvimento de toda a comunidade local e União da Junta de Freguesia de Torres Vedras e Matacães.
Produtos e Evidências
– Fotografias da criação das hortas: maio de 2015
Financiamento
Foi atribuida à freguesia uma verba de 1000 euros que ajudou a financiar os materiais para a criação das hortas comunitárias.
TOTAL : 1000€