A cerimónia de entrega do Galardão Eco-Freguesias XXI, relativa à edição 2024/2025, revelou os resultados globais do programa que visa reconhecer as freguesias mais comprometidas com a sustentabilidade local.
Nesta edição, 180 freguesias aderiram ao programa, das quais 151 formalizaram a sua candidatura. Destas, 134 freguesias foram galardoadas com base no seu desempenho nos vários indicadores de sustentabilidade.
A distribuição das distinções foi a seguinte:
-
Ouro: 19 freguesias (13% das candidatas), com um índice de desempenho igual ou superior a 90%;
-
Prata: 59 freguesias (39%), com uma pontuação entre 70% e 89%;
-
Bronze: 56 freguesias (37%), com uma pontuação entre 50% e 69%.
Destaques do Escalão 1 – Freguesias com menos de 2500 eleitores:
-
🥇 5 freguesias distinguidas com Ouro – Curral das Freiras; Ança; Vermoil; Samuel e Pelariga
-
🥈 22 freguesias distinguidas com Prata – Côja e Barril de Alva; Carvoeira e Carmões; Meirinhas; Prazins Santo Tirso e Corvite; Barco; Budens; Guardizela; Carnide; Arrabal; Fanhões; Redinha; São Bento; Vinha da Rainha; Alvados e Alcaria; Vila Cã; Silvares; Ega; Arrimal e Mendiga; Cabril; Paços; Serro Ventoso; Pedreiras
-
🥉 20 freguesias distinguidas com Bronze – Aldão; Carregueira; Calvaria de Cima; Abiul; Vila Nova de Anços; Seiça; Alqueidão da Serra; Lavacolhos; Castelões; A dos Francos; Vidais; Regueira de Pontes; Torres do Mondego; Parreira e Chouto; Sobreposta; Gondar; Baleizão; Infantas; Cadima; Longos
A todas as freguesias galardoadas, em especial às do Escalão 1, deixamos uma calorosa mensagem de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. O vosso empenho é fundamental para a construção de comunidades mais sustentáveis e resilientes.
📊 Consulte todos os resultados aqui