1 | Educação para a Sustentabilidade
Objetivo: incentivar a promoção de ações de capacitação e educação para a sustentabilidade, quer junto dos colaboradores da Junta quer na população.
A – Ações de sensibilização e (in)formação dirigidas aos trabalhadores da Junta
B – Outras ações de sensibilização e (in)formação dirigidas à população em geral
C – Eco-Escolas na Freguesia
2 | Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos
Objetivo: motivar para a adoção de padrões de consumo mais sustentáveis, incentivando boas práticas de gestão ambiental nos serviços da Junta.
A – Consumos de Energia no(s) edifício(s) sede da Junta de Freguesia
B – Consumos de Água na Freguesia
C – Resíduos Produzidos e Recolhidos Seletivamente na Freguesia
3 | Mobilidade e Transportes
Objetivo: promover condições de acessibilidade e mobilidade mais equilibrada, inclusiva e sustentável indo ao encontro das necessidades da população.
A – Transportes públicos
B – Mobilidade inclusiva
C – Ações/ projetos de promoção da mobilidade sustentável nos últimos 3 anos
4 | Espaços Públicos
Objetivo: zelar pela qualidade e manutenção dos espaços públicos adotando práticas mais sustentáveis.
A – Higiene e Limpeza urbana
B – Equipamentos e praças públicas da responsabilidade da Junta de Freguesia
C – Intervenção no mobiliário urbano realizadas no último ano
D – Monitorização da limpeza e manutenção dos espaços públicos da Freguesia
5 | Biodiversidade e Espaços Verdes
Objetivo: conhecer e valorizar a preservação da biodiversidade, o património natural e a agricultura familiar.
A – Espécies Invasoras
B – Hortas Urbanas/Comunitárias
C – Ação/projeto com vista à conservação da natureza/floresta/biodiversidade local
6 | Informação e Participação Pública
Objetivo: privilegiar a comunicação entre a Junta de Freguesia, residentes e público em geral, no sentido de dar a conhecer o trabalho desenvolvido, incentivando à participação ativa de todos nas iniciativas que promove.
A – Informação disponibilizada pela Junta de Freguesia
B – Ações de promoção e divulgação da participação pública (orçamento participativo ou outro processo similar)
C – Plataformas virtuais Interativas
7 | Serviços de Proximidade
Objetivo: servir a população proporcionando serviços que contribuem para o incremento da sua qualidade de vida.
A – Serviços disponibilizados à população em geral
B – Serviços porta-a-porta
C – Serviços de apoio a famílias, jovens e idosos
D – Serviços itenerantes (ex: carro oficina, biblioteca itenerante, lavandarias sociais, etc.)
8 | Animação Socio-Cultural
Objetivo: dinamizar a freguesia através da oferta de atividades de caracter cultural, recreativo, desportivo e outras visando o fortalecimento da dinâmica associativa e o desenvolvimento social.
A –Iniciativas de caráter sociocultural promovidas pela Junta de Freguesia
9 | Promoção do Desenvolvimento
Objetivo: promover o desenvolvimento do território e a criação de emprego pautando-se pela equidade social.
A – Ações na área da promoção do emprego
B – Ações de apoio ao empreendedorismo
C – Ações de promoção do comércio local
D – Ações de Marketng territorial
E – Ações de promoção turística
10| Visão do Desenvolvimento
Objetivo: identificar as principais linhas de orientação estratégica da Freguesia em termos de sustentabilidade.
A – Projetos/ações previstas para 2019/2020