Perto do final de novembro, é tempo de relembrar as espécies florestais e agroflorestais originárias do território nacional.
O Dia da Floresta Autóctone é assinalado este ano na União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, no concelho de Leiria, com diversas iniciativas de sensibilização para a importância da Floresta Autóctone dirigidas quer à população em geral, quer ao público escolar em particular.
Todos os cidadãos residentes na Freguesia que se deslocaram à Junta de Freguesia no dia 23 de novembro receberam uma árvore autóctone para plantar no jardim, na horta ou simplesmente na floresta. A Junta de Freguesia ofereceu ainda uma árvore às escolas da freguesia. O executivo da Junta de Freguesia ofereceu uma oliveira e um cartaz com informação sobre algumas espécies autóctones.
Essenciais para um mosaico florestal diverso, resiliente e adaptado ao território e clima, as árvores autóctones representam 72% da floresta, de acordo com o 6º Inventário Florestal Nacional (IFN6). Pinheiros-bravos (Pinus pinaster), sobreiros (Quercus suber), azinheiras (Quercus rotundifolia) e pinheiros-manso (Pinus pinea) são das espécies mais abundantes em Portugal e das principais referências quando se pensa nas espécies nacionais. Temos, em Portugal, 103 espécies de árvores autóctones segundo os dados do GlobalTree Portal. Saiba mais aqui.
A União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira é candidata a Eco-Freguesia XXI, um Programa que visa reconhecer as freguesias que adotam políticas e práticas mais sustentáveis.