Está a decorrer o período de votação da 9.ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras 2025 e a União das Freguesias de Carvoeira e Carmões, em parceria com a União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, apresenta o Projeto 43 – Impermeabilização e valorização da Charca do EcoParque da Serra de São Julião.
A proposta, submetida por Mário Esteves, tem como objetivo a impermeabilização e reabilitação da bacia de retenção de águas pluviais da denominada Charca da Serra de S. Julião. O investimento estimado é de 50 mil euros, com um prazo de execução de 24 meses.
Com esta intervenção, a charca passará a desempenhar diversas funções estratégicas, desde servir como ponto de água fundamental para o combate a incêndios no perímetro florestal em que se insere, até constituir uma reserva estratégica de água para situações de emergência. Para além disso, será um recurso vital para a vida selvagem, acolhendo aves, anfíbios e outros animais, e terá ainda um efeito estético que valorizará o EcoParque, reforçando simultaneamente a sua função educativa e ambiental.
Segundo a União de Freguesias, este projeto “representa um passo essencial para preservar a biodiversidade, proteger os ecossistemas locais e apoiar a comunidade na prevenção e resposta a incêndios rurais”.
Saiba mais aqui