Não é por acaso que a cegonha foi a espécie escolhida para figurar no grande mural que o artista e ativista Bordalo II criou em Oliveira do Bairro. A freguesia está intimamente ligada a esta ave, tendo-a adotado como um dos seus símbolos.
Aquela instalação urbana, uma grande ave criada a partir de desperdício recolhido pelo artista, de asas abertas a todos quantos chegam a Oliveira do Bairro por nascente, resultou de um desafio da junta de freguesia ao artista e, desde que foi instalada, no verão de 2019, já pôde ser apreciada por milhares de bairradinos e forasteiros.
A cerca de dois quilómetros dali, na Murta, há um percurso de natureza conhecido como Rota das Cegonhas que também celebra esta espécie e alerta para a importância da preservação das paisagens que lhe servem de habitat, levando os visitantes a conhecer um património natural marcado pelo rio Cértima e pelos vastos campos de arroz.
A Rota das Cegonhas não chega a ter sete quilómetros de extensão e tanto convida a um passeio a pé – que não deverá demorar muito mais de uma hora e meia – ou uma jornada de bicicleta. Apesar de ter alguns troços em estrada, se optar por pedalar, uma bicicleta de todo o terreno será a mais indicada.
Saiba mais aqui