A Vila de São Torcato, em parceria com o Programa Eco-Escolas, deu início ao processo de reflorestação da montanha da Pedra Fina, na Vila de São Torcato. Um local icónico para a Vila, pois foi desse local, onde parte substancial do granito foi extraído, para construir a mítica Basílica de São Torcato.
Após vários incêndios que devastaram aquela montanha nas ultimas décadas, a área ficou árida e com algumas arvores e espécies invasoras. Esta situação tem causado prejuízos nas zonas mais baixas da Vila, devido à incapacidade dos solos em segurar as terras. Assim, este projeto visa devolver a fauna e a flora a esta montanha, assegurar a estabilização dos solos e permitir a criação de trilhos e de turismo de montanha.
Serão necessárias milhares de árvores, que já estão a ser angariadas através de diversos programas, junto do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem (outros dos parceiros do projeto) e nos permitirão devolver ao local o “pulmão” de outrora, quer para a Vila de São Torcato, quer para o concelho de Guimarães.