Roteiro Turístico de Fermentelos
À Descoberta de Fermentelos
O percurso assinalado corresponde a um Roteiro na Freguesia de Fermentelos e evidencia os principais pontos de interesse da Freguesia. Tem a extensão de aproximadamente 10 Km.
Pode ser seguido na aplicação wikiloc aqui
TEMAS:
Pontos de interesse em Fermentelos:
1. Monumento à Música e ao Músico
2. Lavadouro das Fontainhas
3. Parque de merendas e feira semanal
4. Associação Cultural e Recreativa Banda Nova Fermentelos
5. Capela de Nossa Senhora da Saúde
6. Parque Infantil e Ginásio ao Ar Livre
7. Igreja Paroquial
8. Cruzeiro
9. Banda Marcial de Fermentelos
10. Confraria da Pateira
11. Lavadouro público (1940)
12. PR7 – Trilho dos Poços
13. Bico – Fim do PR7
14. Posto de observação de aves
15. Miradouro de Fermentelos
16. Parque de caravanas (projeto)
17. Paisagem da Pateira
18. Pesca (futuro pontão)
19. Parque de lazer (projeto)
20. Escultura da Bateira e do Pescador
21. Monumento ao Emigrante
22. Caiaques
23. Parque do Emigrante
Conheça os pontos de interesse da Freguesia
(pela ordem do Roteiro do Wikiloc)
1. Monumento à Música e ao Músico
O Monumento à Música e ao Músico, de Fermentelos, é um conjunto escultórico do artista Paulo Neves instalado, em 2021 no Largo da Senhora da Saúde.
Este monumento é uma forma que Fermentelos escolheu para homenagear as várias gerações de músicos e a música que deixaram ao longo dos anos.
O monumento, alusivo à Vila da Música, foi proposto pelo maestro Jonathan Costa, ideia que a Junta e Câmara acolheram.
“A Música é de há muitas gerações a arte mais representativa da cultura fermentelense. Nesta vila nasceu em 1868, a Banda de Música mais antiga do Concelho de Águeda, a Banda Marcial de Fermentelos e anos mais tarde, em 1921, a Banda Nova de Fermentelos, ambas com altos pergaminhos no panorama musical português.
2. Lavadouro das Fontainhas
Localizado na proximidade do Parque de Merendas das Tílias, o Lavadouro das Fontainhas destaca-se por ser um dos ícones da Freguesia. O lavadouro foi objeto de requalificação, com a colocação de novos tanques e revestimento do piso e paredes. Atualmente ainda é utilizado pela população mais idosa como lavadouro público.
3. Parque de merendas / feira semanal (?)
Próximo da Associação Cultural e Recreativa da Banda Nova de Fermentelos e da Capela de Nossa Senhora da Saúde, encontra um parque de merendas. Trata-se de um espaço relvado e arborizado, com muita sombra, com mesas em madeira e bancos de pedra ideal para piqueniques. Dispõe ainda de um barbecue para churrascos.
4. Associação Cultural e Recreativa da Banda Nova de Fermentelos
Fundada em 5 de Novembro de 1921 sob o nome de “Filarmónica Nova de Fermentelos”, em 23 de Fevereiro de 1978, por ocasião da sua constituição em Associação Cultural e Recreativa, adotou a designação atual: “Banda Nova de Fermentelos”. Integram a Banda cerca de oito dezenas de elementos, na sua esmagadora maioria formados na própria Banda.
Dirigida desde os primeiros tempos pelo Maestro Jeremias Pires Brigeiro, a associação teve depois como continuadores os Maestros João Dias, Professor José de Oliveira, Artur Nunes Bártolo, Daniel Pires da Rosa, Professor Duarte Neves e António Pepino que foram sucessivamente elevando o nível artístico da Banda até à presença notável do Professor e Maestro João Neves. Desde o dia 05 de Outubro de 2014, é dirigida pelo maestro e professor Orlando Rocha.
Ao longo da sua já relativamente longa história, a Banda Nova de Fermentelos tem sido solicitada para atuações em todo o território nacional e até no estrangeiro, nomeadamente para festas religiosas e romarias populares; cerimónias oficiais; espetáculos e programas de televisão.
5. Capela de Nossa Senhora da Saúde (faltam imagens do interior)
A festa religiosa em honra da Nossa Senhora da Saúde acontece todos os anos nesta capela no segundo fim de semana de agosto. A procissão noturna é seguida de missa campal no Largo da Senhora da Saúde.
A festa consta de vários exercícios espirituais (a chamada novena). A procissão de velas dá inicio aos festejos, que prosseguem com a tradicional procissão e despique entre duas bandas de música. A noite é ainda animada por diversos grupos de música.
6. Parque infantil e Ginásio ao Ar Livre
No Largo da Senhora da Saúde, encontra uma ampla área verde onde pode fazer exercício físico. Aqui encontra um ginásio ao livre, com diversos equipamentos para prática desportiva. Se estiver com crianças, pode ainda aproveitar os equipamentos de diversão infantil que a Freguesia tem à sua disposição.
7. Igreja paroquial
Instituída como paróquia em 1853, esta Igreja pertence ao Arciprestado de Oliveira do Bairro e à Diocese de Aveiro, tendo como orago Santo André, um dos doze Apóstolos, irmão de Pedro.
A construção da paróquia tal como se encontra data do início do século XX, mas inclui altares em talha dourada dos séculos XVI e XVIII, cuja origem se desconhece.
8. Cruzeiro
Situado numa rotunda no centro da localidade, o cruzeiro está protegido por uma cobertura piramidal apoiada em quatro colunas toscanas firmadas em pedestais, terminadas em pináculos. No interior mostra o Cristo Crucificado.
9. Banda Marcial de Fermentelos
A Banda Marcial de Fermentelos, Filarmónica Fermentelense, Banda Velha ou ‘Rambóia’ como é carinhosamente conhecida, foi fundada em 1868, pelo Padre Alexandre Moreira da Silva Vidal, e tem sede na freguesia de Fermentelos, concelho de Águeda.
A Marcial oferece uma vasta gama de repertório, desde o mais popular (que inclui marchas, rapsódias, obras ligeiras e transcrições de orquestra), até ao mais clássico (que inclui obras contemporâneas para banda, algumas das quais exclusivamente compostas para a instituição).
Do brilhantíssimo palmarés que conquistou nestes 146 anos de atividade ininterrupta, recordam-se as participações nos certames musicais que regularmente se realizaram nas décadas de 30 a 50 do século passado, em todo o distrito de Aveiro. Participou inúmeras vezes em festivais organizados pela então designada FNAT- Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, ficando célebres as atuações realizadas em Coimbra, Aveiro e Porto.
Deixam, igualmente grata recordação os concertos no Pavilhão dos Desportos em Lisboa, no Festival de Vigo (1983), no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (2000), nos ciclos intitulados “Bandas em Concerto” organizados pela Delegação Regional de Cultura do Centro (2006, 2007, 2008 e 2011), nos Festivais Internacional de Bandas Amadoras em Cascais (2001), Ibérico de Bandas Civis em Palmela (2002), Internacional de Bandas e Fanfarras de Alhandra (2003) e Certame Internacional de Bandas de Boqueixon (2008 e 2009).
Da sua participação em concursos de bandas, destacam-se o 3o Prémio na Categoria I obtido no 1o Concurso Internacional de Vila Franca de Xira (2006), assim como o 2o lugar na Secção em que participou (a 2a) alcançado no 123o Certame Internacional de Bandas de Música “CIDADE DE VALÊNCIA – 2009”. Foi a primeira banda filarmónica amadora a atuar na Sala Guilhermina Suggia, da Casa da Música no Porto (2007)”, a convite do seu Director Artístico. Em 2008 participou no concerto intitulado “Alma – Cantata Profana”, da autoria do Maestro Luís Cardoso, um tributo de homenagem ao político aguedense Manuel Alegre, concerto este que contou com a participação da mezzo-soprano Margarida Reis e dos oito grupos corais do concelho de Águeda, em espetáculos que juntaram no mesmo palco cerca de 450 pessoas. Do seu historial constam já 9 registos discográficos: “Banda Velha” (1999), “Rambóia” (2000), “Marcial de Fermentelos” (2005), “The Music Of Luís Cardoso” (2007), “Alma – Cantata Profana” (2008), “123o Certamen de Bandas de Musica de Valencia” (2009), “Honoris Causa” (2011), “Flores de Papel” (2013), e “5o Concurso de Bandas de Vila Franca”.
No ano de 2009 procedeu também à apresentação do livro “A RAMBÓIA”, da autoria do jornalista e escritor Alfredo Barbosa, que conta a história dos 140 anos da coletividade mais antiga do concelho de Águeda.
A formação atual da Banda Marcial de Fermentelos integra cerca de setenta elementos, a maioria dos quais inicia a sua formação na Escola de Música da instituição, dando-lhe sequência em conservatórios, escolas profissionais e universidades, quer nacionais quer estrangeiras, surgindo como valores que, como docentes, servem por todos o país em escolas de música, orquestras sinfónicas, bandas civis e militares, e toda uma vasta panóplia de agrupamentos musicais de elevado nível com os quais colaboram.
Desde Julho de 2015 tem como diretor artístico e maestro principal Hugo Oliveira.
10. Confraria da Pateira
O lema da Confraria é “pela tradição e costumes, pela cultura e gastronomia, fazemos da Pateira o símbolo da confraria”
Organiza periodicamente os Capítulos Gastronómicos onde estão representadas as as receitas mais típicas, quase todas feitas pelos próprios confrades: peixe, enguias, ovas fritas, rojões; depois: exigente e divinal caldeirada de enguias, em tachos pousados a fumegar em cada mesa, leitão de assador da terra, apurada sobremesa oficial: pimpão folhado com barriga em doce de laranja fermentelense.
Morada: Junta de Freguesia de Fermentelos Rua do Miradouro – Nº 13 3750-455 Fermentelos 3750-455
Email:confrariadapateira@gmail.com
Facebook:https://www.facebook.com/ConfrariadaPateira
11. Lavadouro público (1940)
Carregadas, à cabeça ou com carrinho de mão, ainda há mulheres que vêm a este lavadouro tratar da roupa, aproveitando a água corrente e os muitos tanques disponíveis. Trata-se de um lavadouro cheio de história que data de 1940.
12. Pr7 “Trilho dos Poços”
O PR7 “Trilho dos Poços” é um percurso que se estende pela freguesia, ao longo de cerca de 10 km, convidando o visitante a trilhar boa parte das margens de uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, para depois descobrir a típica urbanidade da vila.
Por ser circular, pode ser iniciado em qualquer sítio por onde passe.
No largo fronteiro à estalagem nas margens da Pateira, num canto do jardim, um painel informativo convida ao passeio e fornece todos os pormenores necessários.
Mais informações sobre este trilho aqui
Flyer do trilho
13. Bico
O Bico é uma zona de pântanos, de caniços e nenúfares, um perfeito refúgio para a nidificação da avifauna das zonas húmidas. Os poços, alguns ainda com nora, testemunham a importância que estes tiveram num passado não muito longínquo.
14. Observatório de aves
Identificam-se mais de 150 espécies de aves na Pateira de Fermentelos, desde logo diversos tipos de patos, mas também garças como a garça-vermelha e a garça-real, a águia-sapeira, o milhafre-preto, o guarda-rios e a ibis-preta. Se é amante de fotografia, aproveite este local para captar boas imagens.
15. Miradouro de Fermentelos
Este miradouro proporciona uma vista privilegiada sobre o plano de água da Pateira de Fermentelos e sua envolvente. Este é o local ideal para tirar boas fotografias panorâmicas.
Construído entre 1960 e 1961, o Miradouro de Fermentelos ou Miradouro do Outeiro, localiza-se na Rua do Miradouro, fruto de um projeto idealizado pela Comissão de Defesa dos Interesses Turísticos da Pateira de Fermentelos e levado a cabo pelo próprio Engenheiro Nuno Martins.
16. Parque de caravanas (projeto)
17. Paisagem da Pateira
A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, logaclizada perto da confluência do rio Cértima com o rio Águeda.
É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas, incluindo diversas espécies de aves tais como: rabilas, curtos, pica-peixes, e vários tipos de patos e variadas espécies de anfíbios
Na flora podemos encontrar desde de nenúfares, canizia e bonhos.
18. Zona de Pesca e futuro pontão
A nível piscatório existem achigã, lúcio, carpa, tainha, perca, sendo conhecida pelos seus pimpões. Existem também grandes quantidades de lagostins-vermelhos e jacintos de água (espécies invasoras).
19. Futuro Parque de lazer
20. Escultura da Bateira e do Pescador
Da autoria de Miguel Ángel Bordera, esta escultura foi feita com base em imagens antigas dos pescadores que navegavam nos rios Vouga e Águeda e que paravam no antigo Cais das Laranjeiras para vender o seu pescado. Trata-se de uma homenagem ao
Esta é uma escultura que integra o projeto “Três territórios, um rio que nos une”, que envolve os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.
21. Monumento ao Emigrante
Este monumento foi construído em homenagem aos portugueses, em especial aos nascidos na Freguesia de Fermentelos, que se dispersaram pelos cinco continentes em busca de uma vida melhor.
Com vista privilegiada sobre a lagoa, aqui encontra um espaço de lazer e recreio, parque de merendas e ainda a Estalagem de Fermentelos. É também neste ponto que se inicia o percurso pedestre PR7 – Trilho dos poços.
22. Caiaques (aluguer)
23. Parque do Emigrante
Parque de lazer com anfiteatro ideal para uma leitura tranquila ou uma refeição junto à água.