50 razões para visitar Samora Correia
Roteiro Turístico
O percurso assinalado corresponde a um Roteiro em Samora Correia e evidencia os principais pontos de interesse da Freguesia. Tem a extensão de 75 Km.
Pode ser seguido na aplicação wikiloc.
Conheça Samora Correia
50 Razões
para visitar Samora Correia:
1. Junta de Freguesia de Samora Correia
2. Parque Ruy Luis Gomes
3. Chaimite 25 de abril
4. Parque Infantil do Jardim Ruy Belo Gomes
5. Restaurante Boa Viagem
6. Rotunda das largadas
7. Herdade das Silveiras
8. Rio Almansor e ponte de 1850
9. PR1
10. Caminhos de Santiago
11. Parque da Esteveira – infantil + ginásio ao ar livre
12. Lavadouro
13. Largo João Fernandes Pratas: Coreto, praça de taxis; Casa João Prates
14. Mercado de Samora
15. Igreja paroquial Samora
16. Palácio do infantado
17. Monumento de homenagem a D.Paio Peres Correia
18. Espaço Justino João – espaço do artesão
19. Sede da Companhia das Lezírias
20. Largo das Festas da Samora
21. Lavadouro da Fonte dos Escudeiros
22. Fonte dos Escudeiros
23. Parque Ribeirinho de Almançor
24. Parque Infantil e Desportivo do Almançor
25. 500 anos foral
26. Percurso junto ao rio com cais de acesso e miradouros
27. Fonte do concelho
28. Parque do Bairro de Nossa Senhora da Oliveira
29. Estátua Maria “Mil-Homens”
30. Restaurante “Chico do Porto”
31. Rotunda dos Avieiros (pescadores)
32. Rotunda da Entrada de Touros
33. Restaurante “A Torre”
34. Restaurante “Paris”
35. Rotunda dos Tapadeiros
36. Rotunda Puro Ribatejo
37. Paisagem de Montado
38. Rotunda da Charneca
39. Campo de golfe
40. Adega Catapereiro – Companhia das Lezírias
41. A Coudelaria – Companhia das Lezírias
42. Restaurante “A Coudelaria”
43. Parque Infantil de Porto Alto
44. Parque Infantil 25 de abril – Porto Alto
45. Parque da Urbanização das Lezírias
46. Parque Sensorial
47. Skate Park
48. Restaurante “O Lagar”
49. Piscina municipal e campos de jogos
50. Centro Cultural de Samora Correia
Freguesia de Samora Correia
Samora Correia é uma freguesia do município de Benavente, com 321,39 km² de área e 17704 habitantes (2021).
para além da vila de Samora Correia, inclui os lugares de Porto Alto, Arados, Murteira, Catapereiro, Pancas, Belmonte, Baracha, Braço de Prata e Adema.
A povoação Samora Correia, sede de freguesia, foi elevada à categoria de cidade em 12 de Junho de 2009, tendo sido sede de concelho entre 1300 e 1836.
O modo de vida e a cultura Ribatejana e a influência do 25 de abril estão patentes por exemplo no culto à Maria “Mil-Homens” ou na Chaimite do Parque Ruy Luís Gomes.
Nesta proposta de Roteiro pela Freguesia destacamos entre outros aspetos os diversos espaços de lazer, incluindo o circuito dos parques infantis de excelente qualidade e originalidade, e ainda, os restaurantes que integram a Rota do Arroz Carolino da Lezírias Ribatejanas.
Conheça os pontos de interesse da Freguesia
(pela ordem do Roteiro do Wikiloc)
1. Junta de Freguesia de Samora Correia
Construído no início do século XX, o atual edifício onde se encontra a sede da Junta de Freguesia de Samora Correia, foi outrora a casa do padre e depois uma escola primária.
2. Parque Ruy Luís Gomes
Inaugurado após obras de remodelação em julho de 2021, o Parque Ruy Luís Gomes é um espaço verde e de lazer da cidade de Samora Correia, muito frequentado pela população e um dos pontos de paragem obrigatória do roteiro.
Adequado para todas as idades, o parque possui diversas áreas de convívio com sombra e bancos, um parque de jogos e um parque infantil, para além de café e esplanada. Próximo do parque infantil encontra-se uma das chaimites utilizadas no decorrer da Revolução Histórica de 25 de abril de 1974, um ponto atrativo muito interessante e que aconselhamos a visitar.
O atual topónimo do Parque não tem ligação identitária com a freguesia de Samora Correia. A escolha de Ruy Luís Gomes foi o reconhecimento prestado a um ilustre matemático.
3. Chaimite 25 de abril
No Parque Ruy Luís Gomes pode ver uma chaimite ao vivo e a cores, uma homenagem aos antigos combatentes de abril.
A chaimite 25 de abril, primeiro veículo português blindado de transporte de tropas, era a que se encontrava no Largo do Carmo no dia 25 de abril de 1974, dia que “entrou em Lisboa e destrancou as portas da Liberdade”.
Foi fabricada na Freguesia de Samora Correia, em Porto Alto, pela VM, empresa vocacionada para o fabrico de veículos motorizados destinados sobretudo aos sectores agrícola e industrial.
4. Parque infantil e parque de jogos do Jardim Ruy Luís Gomes
No Parque Ruy Luís Gomes encontra um dos muitos parques infantis disponíveis na Freguesia. À semelhança dos restantes, também este é vedado e possui piso sintético. De entre as várias diversões, como baloiços e escorregas, os mais pequenos podem brincar com um carro de bombeiros ou saltar num trampolim. Ainda dentro deste parque e próximo do parque infantil, encontra ainda um campo de jogos bem cuidado e com iluminação pública, onde pode jogar ténis ou padel.
5. Restaurante Boa Viagem
Restaurante aderente: “ARROZ CAROLINO das Lezírias Ribatejanas”
Estrada Nacional 118
2135-265 Samora Correia
Contactos: 263 097 986
osnossosmiminhos@live.com.pt
www.facebook.com/Restaurante-Boa-Viagem
GPS 38.936757, -8.861589
Encerramento: jantar de Domingo
6. Rotunda das Largadas
Esta é uma das rotundas da Freguesia de Samora Correia, onde pode encontrar um conjunto de esculturas que retratam a vida e costumes das gentes da vila. Esta rotunda retrata as largadas de touros.
7. Herdade das Silveiras
Propriedade privada de acesso público onde pode contactar de perto com cavalos, em particular com cavalos de puro sangue lusitano.
8. Rio Almansor e ponte de 1850
A ponte sobre o rio Almansor neste local data de 1850.
A designação do rio remonta à presença árabe na Península, recordando o nome de um dos últimos príncipes ibéricos – Al Mansur, que significa “o Vitorioso”; por esta razão encontra-se muitas vezes a grafia “Almansor”.
O rio Almansor (ou ribeira de Santo Estevão, ou ribeira de Canha, ou ribeira de Almansor) é um afluente do rio Sorraia. Nasce perto de Arraiolos e desagua no Sorraia junto a Samora Correia, depois de um percurso de 97 quilómetros faendo parte da bacia hidrográfica do Tejo. No seu percurso passa por Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Canha e Santo Estevão.
9. PR1 – Rota das Lezírias
A ROTA DAS LEZÍRIAS é uma Pequena Rota pedestre, onde é admissível o uso de bicicleta, que se destaca pelo seu carácter natural e rural, marcado sobretudo pela água, que lhe confere uma paisagem diversificada e dinâmica, mas que proporciona também a ligação entre os aglomerados urbanos de Benavente e Samora Correia através das lezírias dos rios Sorraia e Almansor.
Este percurso caracteriza-se ainda por se desenvolver em caminhos tradicionais e antigos, já bem conhecidos dos adeptos das caminhadas, provenientes mormente dos dois núcleos urbanos referidos, que ao longo do tempo os têm vindo a utilizar para a prática desportiva em contexto natural, pelos benefícios que recolhem no que respeita à sua condição física e bem-estar psicológico.
A Rota das Lezírias, com uma extensão de cerca de 20 km, é classificada como uma Pequena Rota (P.R.1) de tipo circular, que se pode iniciar em Benavente ou em Samora Correia. Uma vantagem desta rota é subdividir-se em dois percursos circulares, através de uma variante (P.R.1.1), que permite realizar dois trajetos menores (de 9 km e 13 km) e regressar ao início (Benavente ou Samora Correia) por um circuito com uma paisagem diferente.
Rota das Lezírias – Câmara Municipal de Benavente (cm-benavente.pt)
10. Caminhos de Santiago
Percorrer os Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo esconde a promessa de uma aventura, de descobertas inusitadas, do desvendar de uma história que a memória preservou, uma história que se desenrola a cada paragem.
O Município de Benavente, onde se localiza a Freguesia de Samora Correia, integra o Caminho Central. Desafiamo-o(a) a fazer o percurso que passa na freguesia e que liga Santo Estevão, Samora Correia e Benavente com uma extensão de 26,2 Km. A duração estimada do percurso é de 6h20m.
11. Parque da Esteveira – infantil + ginásio ao ar livre
Parque infantil com piso sintético com muitas diversões para as crianças. Junto ao parque existe uma área ajardinada e algumas mesas e bancos de madeira onde pode fazer um pic-nic. No exterior do recinto do parque infantil tem à disposição vários equipamentos para fazer ginástica ao ar livre.
12. Lavadouros do Pombalinho
13. Largo João Fernandes Pratas:
Coreto, praça de taxis; Casa João Pratas; monumento João Fernandes Pratas
O Largo João Fernandes Pratas é constituído por um jardim muito arborizado com vários bancos e um coreto. Junto a este largo, encontra-se o mercado diário da freguesia e diversas lojas de produtos regionais.
14. Mercado diário da Samora Correia
Aberto de segunda a sábado das 06h30 às 13h00.
15. Igreja paroquial
Em 1718, a Igreja existente em Samora Correia foi destruída, para dar lugar à atual Igreja Paroquial ou Igreja Matriz, consagrada a Nossa Senhora de Oliveira, Padroeira da freguesia. A Igreja Matriz de Samora Correia tal como a conhecemos, foi inaugurada e benzida em 1721, tendo sido mandada construir pelo Pároco Freire Henrique da Silva Araújo, da Ordem de Sant’lago da Espada.
Para além de ser dedicada à padroeira, Nossa Senhora de Oliveira, consagra-se também, como monumento em honra do Apóstolo São Tiago Maior e da Ordem.
Os azulejos que revestem as suas paredes interiores datam do século XVIII e fazem alusão ao Apóstolo São Tiago. Sobre um grande painel de jarras e florões de variada qualidade, desenham-se quadros da vida de São Tiago Maior, em dois maravilhosos e extensos painéis centrais, de 16 metros de comprimento por quase 2 de altura, ladeados de outros menores.
A partir do século XII, São Tiago é apresentado como Apóstolo, pregando e ensinando, guerreiro geralmente a cavalo e com escudo, ou peregrino com manto, bordão, cabaça, largo chapéu e bolsa de couro presa á cintura. Só na Igreja de Samora Correia, ele aparece representado como peregrino-guerreiro, ao mesmo tempo, combatendo a pé, com hábito de peregrino e escudo de guerreiro. Os painéis estão simplesmente assinados por P.M.P..
Os terramotos de 1755 e 1909, provocaram vários danos, entre os quais o derrube de muitos azulejos, que depois foram colados à sorte e sem nexo, tendo portanto, ficado os painéis um pouco desfigurados. O altar-mor é em talha dourada, com a imagem da padroeira; do lado oposto ao da epístola, encontra-se um peque no retábulo com a imagem de Nossa Senhora do Ó.
Imóvel de Interesse Público, incluindo os altares de talha dourada, os painéis de azulejo e as pinturas murais. Decreto-Lei n.º 41191 de 18.07.1957.
16. Palácio do Infantado
Localizado no núcleo histórico de Samora Correia, o Palácio do Infantado é um dos edifícios mais marcantes da vila.
Datado do final do século XVIII e integrado na antiga Casa do Infantado, aí se fixa, no século XIX, a Administração da Companhia das Lezírias. O edifício mantém até 1976, momento em que deflagra um grande incêndio que arrasa todo o interior ficando apenas em pé as fachadas, as características iniciais. A construção apresenta uma sólida implantação que envolve um quarteirão, desenvolvendo-se em dois pisos e apresentando todas as fachadas recortadas por janelas no piso térreo e varandas no primeiro piso.
O palácio foi objeto de uma recuperação arquitetónica, garantindo a definição de um programa funcional diversificado, onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal Carlos e Odete Gaspar, um espaço internet, um auditório com 100 lugares e uma galeria de exposições que apresenta uma programação que privilegia temáticas relativas à identidade deste território, bem como áreas artísticas diversas. Dispõe ainda de uma biblioteca fixa da Fundação Calouste Gulbenkian e um núcleo museológico, com uma exposição permanente de trens da Companhia das Lezírias. Para os mais novos, o palácio tem à disposição um espaço infantil, um espaço juvenil, uma ludoteca e um jardim exterior.
Horário de funcionamento: dias da semana 10h às 18h. Sábado: 10h-13h, 15h-19h
17. Monumento de homenagem a D. Paio Peres Correia
Dom Paio Peres Correia, fpi fundador em 1260 da vila de Samora Correia, concelho de Benavente.
A estátua de dois metros, com 400 quilos de bronze e cobre, foi idealizada pelo escultor Rui Medeiros.
Idealizada pelo Movimento Cívico para a Restauração do Concelho de Samora Correia (Mais Samora) – e custeada através de uma subscrição pública realizada pela mesma organização – a estátua representa também mais um gesto de luta para o restabelecimento do antigo concelho, extinto em 1836.
18. Espaço Justino João – espaço do artesão
Localizado perto da igreja matriz, trata-se de um espaço onde decorrem exposições.
19. Sede da Companhia das Lezírias
A Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Magos, Belmonte e Lavouras).
No que diz respeito a exploração direta, a Companhia faz ainda, em Catapereiro, uma média de 250 ha de milho (sob pivot), 140 ha de vinha e 70 ha de olival, e 3050 ha de prados permanentes biodiversos, na Charneca. A Charneca do Infantado e os Pauis perfazem uma área de cerca de 11.500 hectares.
A Companhia das Lezírias passou por várias transformações ao longo da sua existência, sendo nacionalizada em 1975 e tendo passado, em 1989, a Sociedade Anónima de capitais exclusivamente públicos
Desde 1997, a Companhia das Lezírias vem consolidando a sua situação, quer sob o ponto de vista tecnológico, quer financeiro, baseada numa filosofia de desenvolvimento sustentado.
in:Companhia das Lezírias
A partir do dia 2 de Agosto de 2013, a Companhia das Lezírias passou a gerir a Coudelaria de Alter e a Coudelaria Nacional, por determinação do DL 109/2013 de 1 de Agosto, alterado pelo DL 171/2014 de 10 de Novembro.
20. Largo das Festas de Samora Correia
Onde se realizam as largadas de touros.
21. Lavadouro da Fonte dos Escudeiros
Lavadouro com mais de uma dezena de tanques onde antigamente as mulheres de Samora iam lavar a roupa. Próximo do lavadouro, encontra a Fonte dos Escudeiros e um jardim, conhecimento como o Jardim da Fonte.
22. Fonte dos Escudeiros
A fonte foi construída em data anterior a 1863, contudo, foi neste ano que sofreu uma das maiores remodelações e que lhe veio alterar a configuração inicial, motivo pelo qual tem uma inscrição com esta data. Na década de 1970, a Fonte dos Escudeiros foi submetida a um novo arranjo, durante o qual abriram, na sua estrutura, um nicho para a colocação de uma imagem religiosa.
Ao lado da Fonte dos Escudeiros, existem umas pequenas escadas de acesso ao Jardim da Fonte, onde pode encontrar um lago construído em 1881 pela Câmara Municipal de Benavente.
23. Parque Ribeirinho de Almansor
Inaugurado a 25 de Abril de 2003, o Parque Ribeirinho de Almansor é um espaço verde, amplo, localizado junto ao rio Almansor, e propício a passeios a pé ou de bicicleta, bem como à realização de outras atividades desportivas e de lazer.
A existência de um café/bar e de um parque infantil é uma mais-valia para quem valoriza as brincadeiras das crianças ao ar livre, podendo, tranquilamente, observá-los na esplanada, aproveitando o sol da Primavera ou dos finais de tarde de Verão sob a brisa do Almansor.
24. Parque Infantil e Desportivo de Almansor
Parque infantil e “power station” para a prática de desporto inserido num amplo espaço verde. Tem diversas zonas de sombra e alguns bancos.
25. Foral 500 anos
No Parque Ribeirinho do Almansor, encontra uma escultura que pretende assinalar os 500 anos da Carta de Foral de Samora Correia.
Samora Correia recebeu Carta de Foral em 1510, doada por D. Manuel. Embora se tenham encontrado documentos datados de 1318 e 1426, que se referem já ao Concelho deSamora Correia. Como sabemos as Cartas de Foral apenas vêm confirmar concelhos já existentes.
26. Percurso ribeirinho com miradouros e cais de acesso a Almansor
Agradável percurso ribeirinho com diversos miradouros sobre o rio Almansor, também conhecido como Ribeira de Canha.
Segundo registos históricos, os romanos e árabes utilizavam o rio como meio de comunicação sendo navegável até ao início do século XX, com significativo tráfego fluvial para o escoamento de produtos agrícolas e florestais. Ao longo do rio é comum encontrar a Garça-real (Ardea cinerea) ou a Cegonha-branca (Ciconia ciconia).
27. Fonte do concelho
Fonte situada numa das partes mais antigas da vila, incrustada em muros e casas. É uma fonte de construção simples, que apresenta um arco em pedra de dimensões regulares. Não ostenta elementos decorativos.
28. Parque do Bairro de Nossa Senhora da Oliveira
Xxxx
29. Estátua Maria “Mil-Homens”
Foi inaugurada a 4 dezembro 2021, a estátua em homenagem à cavaleira de Samora Correia, Maria “Mil-Homens” da autoria do artista alentejano António Charneca.
“Maria d’Oliveira Chaparro, conhecida como Maria “Mil-Homens”, nasceu em Samora Correia, em 3 de dezembro de 1928. Desde tenra idade que “a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô”, João Francisco “Mil-Homens”, nas atividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde o avô era arrendatário.
Maria “Mil-Homens” seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz, deixando uma palavra na tauromaquia portuguesa, sendo a primeira cavaleira portuguesa a atuar formalmente.
Depois de inaugurada uma exposição no Palácio do Infantado “Maria Mil-Homens – do Sonho à Lenda”, foi agora erigido um monumento de homenagem à cavaleira, que está situado nas imediações da Avenida “O Século”, daquela cidade”.
in Correio do Ribatejo. 4.12.2021
30. Restaurante Chico do Porto
Restaurante Aderente: “ARROZ CAROLINO das Lezírias Ribatejanas”
2135-115 Samora Correia
Contactos: 263 651 371
restaurantechicodoporto@hotmail.com
www.facebook.com/chicodoporto
GPS 38.924654, -8.886178
Capacidade: 93 lugares
Encerramento: jantar de Domingo
31. Rotunda dos Avieiros (pescadores)
Esta é uma das rotundas da Freguesia de Samora Correia, onde pode encontrar um conjunto de esculturas que retratam a vida e costumes das gentes da vila. Esta rotunda retrata o trabalho dos avieiros.
32. Rotunda da Entrada de Touros
Esta é uma das rotundas da Freguesia de Samora Correia, onde pode encontrar um conjunto de esculturas que retratam a vida e costumes das gentes da vila. Esta rotunda retrata a entrada dos touros.
33. Restaurante A Torre
Restaurante aderente: “ARROZ CAROLINO das Lezírias Ribatejanas”
Porto Alto
2135-029 SAMORA CORREIA
Contactos: 263 650 393 | 263 650 390
contabilidade@resulta.pt
GPS 38.921113, -8.881019
Capacidade: 230 lugares
Encerramento: não encerra
Xxxx
34. Restaurante Paris
Estrada Nacional 10,
Porto Alto 2135-114 SAMORA CORREIA
Horário: todos os dias 12h-00h
35. Rotunda do Montado/Infantado
Esta é uma das rotundas da Freguesia de Samora Correia, onde pode encontrar um conjunto de esculturas que retratam a vida e costumes das gentes da vila. Esta rotunda retrata o tema do descortiçar do Sobreiro e da fauna e flora da Charneca Ribatejana.
36. Rotunda Puro Ribatejo
Esta é uma das rotundas da Freguesia de Samora Correia, onde pode encontrar um conjunto de esculturas que retratam a vida e costumes das gentes da vila. Esta rotunda retrata a vida na Charneca Ribatejana.
37. Paisagem de Montado
O Montado apesar de ter pouco mais de 150 anos, é a paisagem mais icónica do Ribatejo e Alentejo, sendo um marco da identidade, das tradições e dos costumes enraizados marcando profundamente a cultura, os ciclos de trabalho e a economia local com a indústria da cortiça, sendo foco de uma grande tradição cultural e etnológica.
Marcado pelas enormes manchas de sobreiros e azinheiras alinhados em planícies onduladas ou em serras mais pequenas, o Montado é uma imagem única e idílica.
38. Rotunda da Charneca ou Tapadeiros
Esta é uma das rotundas da Freguesia de Samora Correia, onde pode encontrar um conjunto de esculturas que retratam a vida e costumes das gentes da vila. Esta rotunda retrata a charneca ribatejana.
39. Campo de golfe e Ribagolfe
Inaugurado em 2004 e desenhado por Peter Townsend, antigo jogador do circuito europeu, em colaboração com a European Golf Design, o Ribagolfe Lakes foi projetado para ser um Campo de Campeonatos.
Apesar dos seus 6.700 metros, Par 72, não se torna cansativo para andar, sendo ligeiramente ondulado, com pequenos vales. Com 5 tees por buraco, a maioria dos jogadores podem, sem problemas, entregar resultados bastante agradáveis. Greens largos e pouco ondulados, bunkers bem colocados e alguns obstáculos de água, como no buraco 14, onde é necessário conhecer bem a sua distância e precisão para poder cortar caminho para o Green.
Tudo isto numa envolvente perfeita para a prática do golfe, onde apenas se ouve, o chilrear dos pássaros.
40. Adega Catapereiro – Companhia das Lezírias
O início da atividade vitícola da Companhia das Lezírias remonta ao ano de 1881, ano em que se instalou a vinha na charneca de Catapereiro. Essa área foi crescendo até 1934, ano em que a vinha atingiu o seu máximo expoente – cerca de 400 ha.
As castas dominantes na altura eram o Periquita (Castelão) e o Bastardo. Com o passar dos anos, a vinha foi sendo reestruturada, tendo a Companhia das Lezírias atualmente cerca de 130 ha de vinha, dos quais 65% da área é composta por castas tintas e os restantes 35% por castas brancas.
41. Coudelaria Companhia das Lezírias
Centro de Desportos Equestres da Companhia das Lezírias.
42. Restaurante “A Coudelaria”
Restaurante aderente: Rota do Arroz Carolino
Monte de Braço de Prata, Porto Alto
2135-318 Samora Correia
rest.coudelaria@clix.pt
www.acoudelaria.com
www.facebook.com/A-Coudelaria-Restaurante
GPS 38.879705, -8.862557
Capacidade: 70 lugares
Encerramento: 2ª feira e feriados nacionais
43. Parque Infantil de Porto Alto
Parque infantil vedado e de piso sintético com porta automática. Destinado a crianças até aos 14 anos, este parque infantil dispõe de várias diversões em madeira. Destaque para o navio pirata que faz as delícias dos mais pequenos.
Horário de funcionamento: Maio a Outubro
44. Parque 25 de abril
Inaugurado em 2008, é um antigo parque infantil, localizado próximo da escola primária do Porto Alto. Foi transformado num Parque Sénior, onde os idosos e não só, podem usufruir de um espaço para os seus tempos de lazer. Jogar e fazer exercício físico são algumas das atividades que pode aqui fazer.
45. Parque da Urbanização das Lezírias
46. Parque Sensorial
Parque infantil que apela aos sentidos, com muitas diversões que estimulam a audição e o tato e promovem a coordenação motora através da música.
47. Skate Park
Construído em 2008, o skake park é um parque que proporciona a prática de atividades lúdicas e desportivas informais ligadas ao skate, patins e bmx.
48. Restaurante O Lagar
Restaurante aderente: “ARROZ CAROLINO das Lezírias Ribatejanas”
Estrada do Brejo, Edifício Malacas Cardoso Loja 1 e 2
2135-248 Samora Correia
Contactos: 263 655 594 / 925 365 075
o-lagar@hotmail.com
www.facebook.com/Restaurante-O-Lagar
GPS 38.934814, -8.864923
Capacidade: 210 lugares
Encerramento: jantar de domingo
49. Piscina municipal e campo de jogos
50. Centro Cultural de Samora Correia
O Centro Cultural de Samora Correia, datado de 2005, é um equipamento plenamente dotado do ponto de vista técnico com uma programação envolvendo as mais diversas áreas artísticas.
Possui um auditório com 298 lugares, sala para o ensino da música, oficina e uma excelente galeria de exposições.