Trilho do Parque da Vila
O trilho do Parque da Vila localiza-se na encosta oeste da Vila de Óbidos, com vista para a magnifica Várzea da Rainha, fazendo a ligação pedonal entre a Igreja de São João do Mocharro, a Porta da Talhada e o Postigo do Jogo da Bola.
Uma paragem mais prolongada no adarve das seculares muralhas de Óbidos permitirá observar o Parque de um angulo mais abrangente.
Mais informação em : https://turismo.obidos.pt/site/2020/10/06/parque-da-vila/
Parque da Vila – Óbidos
Também conhecido como Parque Cinegético, este é um espaço verde onde poderá observar várias espécies de flora e fauna, com destaque para os gamos, sendo também possível a observação de alguns moinhos de vento. Dispõe ainda de bancos de jardim e de bebedouros, para descansar e se refrescar.
Parque de Merendas dos Arcos – Bairro dos Arcos
Localizado próximo da Vila de Óbidos, este é mais um parque de merendas onde pode fazer uma pausa para um piquenique.
Miradouro da Capela São Bento – Capeleira
Local privilegiado na localidade de Capeleira, junto à Capela São Bento, onde poderá apreciar a beleza dos campos de cultivo e observar ao longe o Castelo e a Lagoa de Óbidos.
Pista de Pesca da Barragem do Arnóia – Casais Brancos
Situada no Vale da Horta, este tem sido o lugar predileto de muitas pessoas que privilegiam o contacto com a natureza e que têm como principal passatempo a pesca. São muito os frequentadores assíduos que procuram as margens do Rio Arnóia para a pesca do achegã, carpa e enguia.
Inicialmente, a Barragem do Rio Arnóia foi construída com a finalidade de travar as cheias do rio, assim como proporcionar aos produtores agrícolas a disponibilidade da água para efeitos de rega.
Barragem do Arnóia – Óbidos
O rio Arnóia ou Arnóia nasce na serra de Todo o Mundo, e após receber as águas do rio Real desagua na lagoa de Óbidos. No seu percurso de cerca de 30 quilómetros passa por A-dos-Francos, A-dos-Negros e Óbidos. O Rio Arnóia foi objeto, no seu leito, da construção de uma barragem para fins agrícolas, e respetivo plano de rega – a barragem de Óbidos.
Desde a barragem que serve os campos agrícolas até às desafogadas vistas da vila de Óbidos, a paisagem acidentada e verdejante é magnífica e um local privilegiado para tirar fotografias.
Parque de Merendas das Salinas – Arelho
Próximo do lugar das antigas salinas do Arelho e com vista privilegiada sobre a Lagoa de Óbidos encontra o Parque de Merendas das Salinas. Este é um local estratégico para fazer uma pausa para um piquenique ou simplesmente para descansar à sombra dos frondosos pinheiros que aí se encontram.
Lagoa de Óbidos – Arelho
A Lagoa de Óbidos, localizada nos municípios de Caldas da Rainha e Óbidos, detém elevado valor devido às suas caraterísticas produtivas, nomeadamente ao nível da biodiversidade de ecossistemas e espécies florísticas e faunísticas, onde podem ser observadas várias aves como o pato-real, o mergulhão pequeno e de pescoço preto, o guarda-rios e várias espécies de aves migratórias, nomeadamente, os flamingos. Também as espécies como o robalo, o salmonete, o sargo, o besugo, a dourada, a solha e a enguia, são frequentemente observadas na lagoa. A acalmia das águas da lagoa tornam-na num local privilegiado para a prática de remo, windsurf, vela e sobretudo pesca.
Ocupando uma área de 6 km², 4,5km de comprimento e uma profundidade máxima de cerca de 5m, a Lagoa detém elevada salinidade (normalmente acima de 34%), destacando-se por ser a única lagoa ainda existente de três grandes lagoas que existiram na zona oeste no final do neolítico (2000 a 2500 a.C.).
Observatório de Aves das Salinas – Arelho
Próximo do Parque de Merendas da Salinas e junto à Ecovia da lagoa, este é o local ideal para a observação das várias espécies de avifauna existentes na lagoa. Também, neste local, é possível observar toda a extensão do espelho de água até às praias do Bom Sucesso e da Foz do Arelho.
Trilho dos Patos Reais – Arelho
O Trilho dos Patos Reais abrange uma das áreas de maior beleza, revelando os aspetos mais resguardados e mais ricos da lagoa de Óbidos no plano paisagístico. Na zona do braço da Barrosa, residem os principais pontos de atracão deste circuito, onde milhares de aves aquáticas e algumas de rapina vivem, ao longo do ano, em constante busca de alimento e nidificando no abundante caniçal ali existente.
Nesta aliciante caminhada desfruta-se de uma deslumbrante paisagem natural, com flora e fauna características de uma lagoa costeira.
Saiba mais em : https://turismo.obidos.pt/site/2020/10/06/trilho-dos-patos-reais/
Observatório de Aves do Brejinho – Arelho
Localizado a meio do Trilho dos Patos Reais e à semelhança do Observatório de Aves das Salinas, neste local, é possível a observação das várias espécies de avifauna da lagoa.
Parque de Merendas das Pias – Arelho
Mais para o interior, já a caminho da aldeia do Arelho, encontra o parque de merendas das pias, com várias mesas para piquenique, churrasco e uma nascente.
Miradouro da Igreja de Santo André – Arelho
Local privilegiado na localidade de Arelho onde poderá apreciar a beleza dos campos de cultivo e observar ao longe o Castelo e a Lagoa de Óbidos. Este é um magnífico ponto de interesse para tirar algumas fotografias.
Parque de Merendas da Fonte – Carregal
É na aldeia do Carregal, que se encontra o parque de merendas da Fonte. Com poucas sombras, mas com um espaço ajardinado, este é mais um local onde pode fazer uma pausa para piquenique. Perto deste parque encontra uma fonte e um lavadouro comunitário, ainda utilizado pela população.
Miradouro de Santo Antão – Óbidos
O miradouro de Santo Antão, próximo da Capela de Santo Antão, é um dos pontos altos da freguesia. Neste pequeno miradouro com bancos corridos, poderá apreciar a beleza dos campos de cultivo e, ao longe, o castelo de Óbidos.
Ecovia do Arnóia
Estende-se pelas margens do Rio Arnóia e estabelece a ligação pedonal entre a Lagoa de Óbidos e a cidade romana de Eburobrittium.
O percurso deste trajeto permite apreciar os extensos campos agrícolas das Várzeas da Rainha e do Ninho da Cegonha onde o cultivo de cereais e os pomares de fruta proliferam, o Rio Arnoia com fauna e flora características deste habitat natural e, por fim, a cidade romana de Eburobrittium (já na Freguesia de Gaeiras) cujos achados e ruinas atestam a permanência deste povo no local durante cerca de 500 anos (do sec. I ao sec. IV/V).
Saiba mais em: https://turismo.obidos.pt/site/2020/10/06/ecovia-do-arnoia/
Circuito do complexo desportivo
Pequeno percurso de 1.4 kms, com início/final junto ao Pavilhão Municipal. Desenvolve-se pelo Bairro dos Arcos, acompanhando uma secção do Aqueduto da Usseira, classificado como Imóvel de Interesse Público, seguindo-se passagem pelo Complexo Escolar dos Arcos e Complexo Desportivo Municipal. Visa sobretudo a atividade física/de manutenção, de preferência com várias utilizações sucessivas.
Saiba Mais em : https://turismo.obidos.pt/site/2020/10/06/circuito-do-complexo-desportivo/
Área de Serviço de Autocaravanas
Localizado junto à vila de Óbidos, bem perto do Aqueduto, o Parque de Autocaravanas dispõe de condições para esvaziamento de águas sujas e sanitas químicas, rede WiFi e mangueiras de água potável.
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.