Roteiro Turístico “À Descoberta das Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista”
“Natureza e Paisagem”
Zona desportiva, educativa e social da Boa Vista
Este espaço conta com dois dos melhores campos de padel cobertos no distrito de Leiria. A zona desportiva é, ainda, complementada por um court de ténis, equipamentos de manutenção para a prática desportiva, um relvado sintético para Fut. 5 e um relvado sintético Fut. 11.
O campo de jogos do Desportivo e Recreativo Boa Vista tem bancadas fixas com capacidade para 350 lugares e o campo de jogos com 104mx62 m em relva sintética.
No complexo estão ainda integrados:
- Escola Básica de Boa Vista, com as valências de pré-escolar, 1.º ciclo e componentes de apoio à família;
- Centro de Dia – Associação de Solidariedade Social e Cultural da Boa Vista.
Parque do Vale da Moira – Boa Vista
O Parque Verde do Vale da Moira é um local bastante aprazível situado na Boa Vista, com parque de merendas, auditório ao ar livre e equipamento de jogo e recreio. Possui igualmente um bar de apoio com gestão da IPSS local. (Associação de Solidariedade Social e Cultural da Boa Vista).
Parque Vale do Lapedo
A paisagem evidencia-se pelas magníficas características naturais, destacando-se o vale em forma de “canhão” que rasga o maciço calcário, um dos maiores e mais interessantes de Portugal, erodido ao longo de centenas de milhares de anos pela ribeira do Sirol.
O Parque Verde do Vale do Lapedo é um local bastante aprazível situado no Lapedo – Santa Eufémia, com parque de merendas, equipamento de jogo e recreio e um espelho de água. Excelente local para o desenvolvimento de atividades lúdico – desportivas e atividades educativas, encontra-se paredes meias com o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (CIALV) e, para além do cidadão comum, é frequentado por inúmeras crianças, integradas em programas de tempos livres. Possui igualmente um bar de apoio com gestão da AMBESSE- Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Santa Eufémia- IPSS (protocolo de colaboração celebrado entre a União das Freguesas de Santa Eufémia e a AMBESSE).
O Lapedo é um local extraordinário e único. Quem o visita fica deslumbrado com tamanha dádiva da natureza.
“O Vale do Lapedo é um local de grande interesse natural e cultural, cujas características naturais facilitaram a preservação da paisagem, pouco humanizada, até aos nossos dias.
As características singulares deste género de formação geomorfológica propiciam a preservação da flora e fauna autóctone. No caso do Lapedo, podemos observar alguns exemplares da comunidade biológica peninsular mais antiga – mata mediterrânica, destacando-se algumas espécies típicas como o Carvalho Cerquinho (Quercus-fagínea) e o Medronheiro (Arbutus unedo).
Em 1993 o Município de Leiria, em colaboração com associações ambientalistas da região, propôs a classificação do Vale do Lapedo pelas suas qualidades ambientais.” In freguesias.pt
Em 2016 foram feitas importantes intervenções, designadamente nas acessibilidades, bem como na reparação, harmonização e consolidação das margens da Ribeira do Sirol (que estavam a desmoronar) na zona do Parque de Lazer e de Merendas.
Realce, também, para o acesso viário (ao Km 8,2 da EN350), com estacionamento para dezenas de viaturas, mesmo junto ao Parque de Merendas, na margem oposta ao edifício de apoio.
No âmbito da “Rede dos Percursos Pedestres de Leiria”, de realçar o PR1 “Percurso Pedestre do Vale do Lapedo”, possibilitando a interligação entre o Parque de Lazer e o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho / Menino do Lapedo.
Regadio tradicional do Sirol
O Regadio da Ribeira do Sirol beneficia uma área agrícola de 125 hectares e a água para rega tem origem na Ribeira do Sirol e no Ribeiro dos Murtórios onde é captada por tomada de água direta em seis açudes temporários, distribuída a partir destes para os canais de rega e para os terrenos agrícolas circundantes.
Das culturas praticadas, salientam-se o milho para grão e silagem, alguns pomares, tabaco e diversas culturas hortícolas.
A Junta de Agricultores da Ribeira do Sirol e de Santa Eufémia é a entidade responsável pelo Regadio da Ribeira do Sirol, que se encontra devidamente homologado, nos termos do Decreto-Lei 86/2002, de 6 de Abril, com o n.º de processo 1523.(http://sir.dgadr.gov.pt/juntasagri)