Foi no passado domingo 7 de agosto que abriu portas a tão aguardada Casa Gandaresa, recuperada em Seixo Mira. Esta foi uma obra da Junta de Freguesia do Seixo Mira e da Associação Cultural e Recreativa do Seixo Mira que realizaram um antigo sonho de uma comunidade, ao recuperar um espaço que é símbolo e identidade de toda a Região da Gândara.
A inauguração teve direito a diversas recriações etnográficas como um teatro que recriou a ida dos Gandareses para o Brasil ou mais tarde para a América e a Europa, para ganhar o pão e à procura de uma vida melhor e uma fornada de broa de milho a ser feita no forno a lenha (e comida na hora).
O espaço conta ainda com uma biblioteca comunitária com livros doados por várias pessoas e que está disponível para contar e dar a conhecer aos mais novos a vida, a história, a cultura e a histórias do povo do Seixo. Este foi um espaço construído, desenvolvido e animado no âmbito do projeto Seixo – Comunidade FIS- feliz, inclusiva e Saudável, apoiado pelos Bairros Saudáveis.