No dia 6 de julho, sábado, a Junta de Freguesia de Torres do Mondego juntou-se à Academia de dança WolfDance e dinamizou um ação conjunta que consistiu numa caminhada ‘plogging’ de três quilómetros, desde a Mata de Vale de Canas até à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro. A iniciativa, que tem como objetivo desafiar os participantes a recolher o lixo que forem encontrando ao longo do percurso, contou com a participação de toda a comunidade. Após a caminhada, a academia organizou o “Sunset WolfDance” na praia fluvial, com música e muita dança, proporcionada por vários grupos do concelho.
No fim de semana de 19 e 20 de julho, vai acontecer a quinta edição do Festival M, que promete trazer muita música à Freguesia de Torres do Mondego. O evento, que procura abranger diversos estilos musicais, vai contar com a atuação de artistas “emergentes”. Na sexta-feira (19) subirão ao palco System Exclusive, Ruze, Elis Paprika e Unsafe Space Garden e no dia seguinte Mandale Mecha, Zoe Mazah e Biblioteka prometem fazer as delícias do público. Os concertos vão acontecer entre as 19h00 e as 23h00 em ambos os dias.
O presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso, explicou que a organização tem apostado em “artistas menos do mainstream”, para que estes possam ter mais oportunidades. A entrada é gratuita.
Mas as atividades promovidas pela Junta de Freguesia de Torres do Mondego não acabam com a realização do Festival M, uma vez que, no dia 15 de setembro, se vai realizar o “Mondego Ultra Trail”, uma iniciativa desportiva que pretende desafiar os mais competitivos a caminhar pelos trilhos nas Torres do Mondego. Este evento já vai na nona edição e as inscrições estarão a decorrer até dia 8 de setembro, sendo que só 200 pessoas poderão participar. A iniciativa conta com duas provas. A mais longa, com 30 quilómetros, “passa pelos pontos mais interessantes dos trilhos”, afirmou João Veríssimo, membro da organização do “Mondego Ultra Trail” e diretor de prova. “Esta caminhada exige alguma preparação física”, reiterou, uma vez que haverá “muitas subidas e descidas com grande desnível”. A caminhada mais curta terá 13 quilómetros e, de acordo com o diretor de prova, “será mais fácil” e “acessível”. A participação na prova de 30 quilómetros tem o valor de 30 euros. Por sua vez, a prova menos extensa custa 15 euros.
A organização do “Mondego Ultra Trail” procurou que na realização da iniciativa não houvesse qualquer tipo de plástico e, por essa razão, todos os materiais utilizados serão recicláveis.
A Junta de Freguesia de Torres do Mondego é candidata a Eco-Freguesia XXI 2024-25.
Notícia completa aqui