Já são conhecidos os resultados do Orçamento Participativo 2022 da União das Freguesias de Faro. A fase de votação decorreu entre 22 de julho e 28 de agosto e contou com a participação de 506 fregueses. De referir que esta edição tem previsto um montante de investimento de 60.000€ e a implementação dos 4 projetos mais votados.
A proposta mais votada, com 210 votos, foi a proposta n.º 4 “Projeto Social de apoio à comunidade carenciada da Culatra” que visa a aquisição de quatro equipamentos de frio, que permita realizar, de forma mais eficiente, o trabalho de ajuda alimentar à população carenciada. Esta aquisição permitirá receber, acondicionar e distribuir comida mais saudável e fresca, proveniente da parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome Do Algarve, à população da Ilha da Culatra.
Com 140 votos ficou a proposta n.º 1. “Reabilitação do Arco do Repouso e espaço envolvente”, que propõe uma verba para a reabilitação desta edificação, classificada como edificação notável.
Com 100 votos, ficou a proposta n.º 3 “Requalificação do Moinho de Água dos Hangares”, que visa a recuperação de um símbolo histórico da ilha da Culatra e do núcleo dos Hangares, que teve a sua maior utilidade aquando da 1ª Grande Guerra Mundial.
Por último, a quarta proposta mais votada, com 54 votos, foi a proposta n.º 2, que visa a “Construção de uma rampa de apoio para barcos”, em localização a definir, que permita o acesso livre e público à Ria Formosa onde se possa colocar e retirar as embarcações de recreio da água.