Após a análise dos resultados da Sondagem “Quero Viver numa Eco-Freguesia” dirigida à população residente na Freguesia da Encosta do Sol, no concelho da Amadora, foi constatado a insatisfação da população em relação à falta de limpeza dos espaços públicos da freguesia devido aos dejetos caninos.
Nesse sentido, a Junta de Freguesia de Encosta do Sol lançou em outubro de 2022 uma campanha de sensibilização de dejetos caninos, tornando papeleiras/contentores dos dejetos espalhados pela freguesia mais expressivos às vistas de quem passa. Tratou-se de uma iniciativa realizada com a colaboração dos alunos da EB2,3 de Alfornelos que consistia na transformação em arte urbana de 10 papeleiras para chamar a atenção dos residentes do bairro na questão dos dejetos caninos e ao mesmo tempo incentivar os jovens a assumirem o papel de “facilitadores” de informação e sensibilização para o tema da higiene urbana.
A Sondagem “Quero Viver numa Eco-Freguesia” integra a Candidatura a Eco-Freguesia XXI 2023 e traduz-se num inquérito dirigido à comunidade no sentido de reunir a opinião e contributos sobre o espaço público em 5 domínios relacionados com a melhoria do espaço público da Freguesia: recolha seletiva; higiene urbana; espaço público; equipamentos e mobiliário urbano; e espaços verdes.
Esta sondagem surgiu da necessidade de estreitar a relação entre a população e a autarquia num processo que se pretende alicerçado na democracia participativa.
Resultados obtidos:
– 10 papeleiras transformadas em arte urbana com imagens de cães por forma a apelar à urbanidade e à cidadania ativa.
– 1 campanha de sensibilização/ informação da comunidade em geral para a problemática dos dejetos caninos.
– Feedback positivo da comunidade em geral nas redes sociais e apelo a colocação de mais papeleiras em zonas críticas.
– Reforço da campanha da entrega de porta-sacos de dejetos caninos no ato de registo/renovação de licença (213 porta-sacos distribuídos).