Folheto turístico sobre o Lourical.
O Louriçal é uma pequena vila do concelho de Pombal, de cuja sede dista aproximadamente 15 km. Com uma superfície total de 48,04 km2, a freguesia do Louriçal tem uma população residente de 4.740 habitantes (INE, 2011).
A criação da freguesia data do século XII, com a concessão do couto do Louriçal ao Convento de Santa Cruz de Coimbra por parte de D. Afonso Henriques. Mais tarde, a 23 de agosto de 1514, D. Manuel outorgou-lhe foral.
Em 1836, o Louriçal deixou de pertencer à comarca de Coimbra para se integrar na comarca de Pombal. Em 24 de Outubro de 1855 deixa de ser sede de concelho, que passar a ser Pombal.
Já no século XVII foi fundado o Convento do Louriçal, dedicado ao Santíssimo Sacramento, presença marcante na malha urbana da vila. Parte integrante do conjunto conventual, a Igreja do Convento do Louriçal, classificada como monumento nacional, apresenta vários elementos arquitetónicos e decorativos relevantes, como os painéis de azulejo joaninos. Construído para garantir o abastecimento de água ao Convento do Louriçal, destaca-se ainda o aqueduto de águas, obra hidráulica setecentista recentemente restaurada.
Perdendo-se por entre as ruas estreitas e pitorescas da zona histórica da Vila do Louriçal, encontrará outros elementos de arquitetura religiosa cujo interesse aconselha uma visita. São os casos da Capela da Misericórdia do Louriçal e Casa do Despacho, da Igreja de São Tiago (Igreja Matriz) e da Igreja do Recolhimento. Junto à Igreja de São Tiago acha-se ainda o antigo pelourinho, transformado em cruzeiro na segunda metade do século XIX.
Para além destes pontos de interesse, a prova da gastronomia local é obrigatória numa visita à Vila do Louriçal. Destaca-se a Leitoa do Louriçal e a doçaria conventual, nomeadamente os Biscoitos do Louriçal com base em farinha de trigo e azeite, confecionados pelas Irmãs do Convento do Louriçal.
Ainda na freguesia do Louriçal, a Capela de São Jorge (em Valarinho) e a Capela de Santo António (em Santo António), constituem outros elementos de arquitetura religiosa/igrejas que se apresentam como pontos de interesse. Em Santo António, o Miradouro localizado na envolvente à capela oferece ainda uma vista panorâmica sobre a tranquila Vila do Louriçal, prestando-se a uma paragem demorada que permita a sua contemplação.
Finalmente, o Parque de Merendas da Fonte da Pedra (Outeiro do Louriçal) apresenta-se como um equipamento de excelência, o local ideal para uma agradável refeição em plena harmonia com a natureza, embalada pelo som das águas do ribeiro que serpenteia pela área do parque. Dispõe de casas de banho, parque infantil e vários assadores comunitários, o que o torna num dos parques de merendas mais procurados do concelho de Pombal.
Entre os eventos que marcam a vida da freguesia, é de referir o mercado dominical (mercado semanal de Louriçal), núcleo de convivência e encontro entre os seus habitantes, para além das habituais atividades comerciais.
A nível de festividades religiosas, são de referir as Festas em Honra de São Tiago. É, contudo, em Agosto que estas têm o seu momento mais importante, com as Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Morte, especialmente marcadas pela procissão de uma escultura da Virgem no seu leito de morte – oferecida por D. José –, acompanhada de uma interessante procissão de velas.
Folheto turístico sobre o Lourical. download