Projeto intervenção Eco-Escolas | descrição
Situação de partida
Foi identificada na sessão participativa a necessidade de criação de uma campanha de sensibilização com a distribuição de flyers e cartazes porta-a-porta por um período de 15 dias. A campanha deve passou pela mobilização dos residentes da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Hora para a realização de brigadas de limpeza nos espaços públicos da freguesia.
Ficou por isso decidido e aprovado que este Projeto iria consistir na criação de um campanha de sensibilização ambiental que culminou com a requalificação de um jardim público perto da Rua da Juventude, no Bairro do Bacelo.
Objetivos
– informar sobre comportamentos e práticas sustentáveis
– envolver as duas Eco-escolas da freguesia e a comunidade
– sensibilizar para a responsabilidade individual e coletiva na construção de uma comunidade mais sustentável
– recuperar um espaço público
Calendarização
Sessão participativa: 27 de maio de 2014
Planeamento das ações: setembro de 2014 a fevereiro de 2015
Lançamento do projeto: 19 de março
Intervenção: fevereiro a junho de 2015
Inauguração do jardim intervencionado: 05 de junho de 2015
Implementação
Foi realizado um diagnóstico do conhecimento da comunidade local sobre a temática dos resíduos, nomeadamente através da aplicação de um inquérito dirigido aos residentes e trabalhadores da freguesia. As escolas reuniram com a União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Hora tendo em vista a organização de uma campanha de divulgação e de sensibilização para a educação ambiental, que consistiu na elaboração e distribuição de cartazes, flyers, códigos de conduta e sinalética por toda a freguesia. A campanha de sensibilização culminou com a reabilitação de uma área verde, no Bairro do Bacelo com objetivos recreativos, de lazer e ecológicos. Esta iniciativa foi marcada por muita animação e que contou com a participação do Clube de Teatro da Escola Básica Conde Vilalva, do Grupo Pele e Fole da Associação Cultural do Imaginário e também de vários alunos da Escola Secundária André de Gouveia que frequentam o curso profissional de Artes do Espetáculo.
Produtos e Evidências
– Plano de ação das duas escolas
– Cartazes
– Fotografias das ações: 19 de março e 5 de junho
Financiamento
Foi atribuida à freguesia uma verba de 1000 euros que ajudou a cofinanciar as atividades realizadas nomeadamente a recuperação do espaço público.
TOTAL : 1000€