A ABAE disponibiliza, em colaboração com diversos parceiros, um conjunto de iniciativas – projetos, equipamentos e produtos – aos quais as freguesias candidatas ao Eco-Freguesias XXI podem ainda aderir com condições vantajosas. A participação em ações e a aquisição de serviços e equipamentos é opcional e valorizada na candidatura a Eco-Freguesia XXI 2020-21. Ainda pode aderir aos projetos até 30 de dezembro.
Destacamos alguns dos projetos que as freguesias mais têm demonstrado interesse.
Flyer e Percurso Turístico
Com este projeto, a freguesia promove o que de melhor há no seu território, desde o património natural e cultural aos produtos locais e artesanato.
Com a produção e divulgação de um flyer e de um percurso turístico onde são evidenciados os principais pontos de interesse, a freguesia comunica e divulga os fatores diferenciadores do seu território e ganha maior capacidade de atração.
Este projeto é valorizado no Indicador 9 “Promoção da Economia Local”, em particular nos sub-indicadores E (Ações de promoção turística). Contribui com no máximo 2,0 pontos para a pontuação final. Veja aqui um exemplo de um flyer já concretizado.
Página web | Secretaria Virtual
Este projeto, a freguesia melhora os serviços online prestados aos fregueses, proporcionando uma maior e mais efetiva comunicação das atividades da junta de freguesia e da comunidade, e ao mesmo tempo incentivando à participação pública através do recurso a ferramentas digitais. As soluções apresentadas pelo parceiro são pensadas e desenhadas de acordo com as necessidades da freguesia.
A comunicação digital é valorizada nos indicadores 6 “Informação e Participação Pública” da Candidatura a Eco-Freguesia XXI, nomeadamente no subindicador 6A e 6D, 7 “Serviços de Proximidade”, no sub-indicador A e 9 “Promoção da Economia Local”, no sub-indicador E cuja pontuação máxima soma os 5,0 pontos. Veja aqui um exemplo de um trabalho já concretizado.
Exposições Temáticas
A ABAE tem ao dispor várias exposições que coloca ao dispor das freguesias interessadas na sua requisição. São três as exposições que pode requisitar a qualquer momento (mediante disponibilidade): “Árvores Nativas de Portugal”, “Suspeitos do Costume” e ainda “Ervas Espontâneas”.
A exposição “Árvores Nativas de Portugal” apresenta 20 espécies nativas, ou seja, árvores originárias do território português, que mostram a riqueza da nossa vegetação. A exposição pode ser requisitada em formato roll-up, moldura ou k-line e inclui um catálogo de cada uma das espécies com informação relevante sobre cada uma.
A exposição “Suspeitos do Costume” contempla os resíduos mais encontrados em limpezas de praia e ainda folhetos com propostas de boas práticas, ou seja, recomendações de comportamentos do dia-a-dia que promovam a redução destes suspeitos do costume.
A exposição “Ervas Espontâneas”, da responsabilidade da Quercus, contempla 28 espécies de vegetação espontânea e encontra-se disponível em PVC em formato A3.
Qualquer uma das exposições pode ser requisitada por um período (preferencial) de 5 dias, através do contacto para a ABAE. A sua requisição não tem custos associados. Caso a freguesia necessite de solicitar serviço de transporte, o mesmo tem um custo associado consoante o formato pretendido.
Saiba mais sobre estes e outros projetos aqui