Edição 2022/23 | escalões
3 escalões na candidatura | varia o número de ações
Na edição 2022/23, foi reforçada a procura de ainda maior equidade entre as Freguesias na atribuição do galardão.
Neste contexto, foram definidos três escalões em função do número de eleitores: escalão 1: ≤ 2.500 eleitores; escalão 2: >2.500 e ≤10.000 eleitores; escalão 3: >10.000 eleitores.
Partindo do pressuposto que as Freguesias maiores possuem mais recursos técnicos e financeiros, o número de ações exigidas em alguns indicadores varia em função do escalão da Freguesia.
Consulte a tabela completa do nº de ações solicitadas por escalão em cada indicador aqui
Outra forma que é utilizada no Programa Eco-Freguesias XXI para contemplar a necessidade de ajustar os indicadores às circunstâncias de cada Freguesia, é ter em consideração as competências, nomeadamente nas questões que se relacionam com a Limpeza e Higiene Urbana, Espaço Público, Equipamentos e Mobiliário Urbano. Neste caso, também o número de ações solicitadas depende da Freguesia ter ou não competências nessa área.
valor da candidatura | 6 escalões
O custo da candidatura, que inclui todo o serviço de apoio, avaliação e peças do galardão, varia em função do escalão da Freguesia (escalões 1 a 6), quantificado em número de eleitores, de acordo com a seguinte distribuição:
Para se inscrever, a Freguesia deve em primeiro lugar preencher e assinar a ficha de inscrição disponível aqui e liquidar o custo da candidatura.